Alunos da Faceli apoiam evento Setembro Azul e doam brinquedos para instituição de Linhares

A partir desta quarta-feira (26), até a próxima sexta-feira (28), sempre entre 19h e 22h20min, cerca de 150 estudantes da Faculdade de Ensino Superior de Linhares -Faceli, prestigiarão o evento Setembro Azul, que acontecerá no auditório da faculdade Pitágoras de Linhares, localizada no bairro Araçá. A iniciativa contará com palestras, onde especialistas discutirão o tema acessibilidade, com ênfase à comunidade surda, que tem neste mês de setembro, duas datas importantes a serem comemoradas: o dia Nacional (26) e Internacional (30) do Surdo.
Além da participação dos seus estudantes, a Faceli apoia o evento que é de grande importância para formação dos alunos e auxilia na ampliação das discussões que envolvem a sociedade civil nas causas voltadas à acessibilidade. Os estudantes farão doação de brinquedos, que serão entregues a instituição de apoio a crianças de Linhares. "A Faceli envolve sua comunidade acadêmica e seus profissionais na promoção e discussão de eventos e mecanismos de interesse da sociedade civil, cumprindo o seu papel integrador, educacional e social", pontua Jussara Carvalho, diretora-presidente da Faceli.
Confira a programação completa e participe:
Quarta-feira (26) 
Mesa Redonda "Sinalizando Acessibilidade"
Mediadora: Profª. Ms. Katiuscia Gomes Barbosa Olmo (Professora da Faculdade Pitágoras – Linhares/ES);
Palestrantes: Profª. Ms. Keli Simões (Professora da UFES/ CEUNES); Profº Ms. Daniel Junqueira (Surdo Professor da UFES/ CEUNES); Profº Carlos Cintra (Surdocego Assessor Técnico da ABRALTUR – Ação Brasil para o Turismo em Juiz de Fora).
Quinta-feira (27)
Oficinas: Noções Básicas de Libras. (Ministrado pelos surdos da ASSURLIN) / Estratégias de Comunicação com o Surdocego. (Ministrado por Carlos Cintra) / CineComunicação: Um lugar silencioso.
Sexta-feira (28)
6º Sarau Sinalizado
Encenações, coreografias, músicas sinalizadas, dentre outras atividades realizadas pela comunidade surda de Linhares.
Setembro Azul
A iniciativa é realizada neste mês devido às datas significativas que refletem a história das lutas e conquistas da comunidade surda. A cor Azul representa dois momentos históricos: o primeiro é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço; o segundo é o atual, onde o azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história e demonstra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.
Datas marcantes:
* dias 6 e 11 de setembro: marco triste para esta comunidade, onde no Congresso de Milão (1880) foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos;
* dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo professor francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro;
* dia 30 de setembro: Dia Internacional do Surdo e Diaa do Profissional Tradutor.