Governador e Prefeito visitam unidade da Rede Cuidar em Linhares

Em breve a população capixaba irá contar com mais uma unidade da Rede Cuidar, agora, em Linhares. Na tarde desta quinta-feira (20), o governador Paulo Hartung visitou o local onde a unidade irá funcionar, no bairro Três Barras, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ele estava acompanhado pelo prefeito, Guerino Zanon; do vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento; o prefeito de Sooretama Alessandro Broedel; pelo subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily; pelo secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Bonomo, além de vereadores e da superintendente de Saúde da Região Central, Luciane Cardoso, entre outras autoridades. 

"A visita de hoje teve como objetivo acompanhar o andamento da instalação desta nova unidade da Rede Cuidar. É uma unidade que será uma importante referência para a realização de atendimento especializado. Estamos criando essa unidade com uso intensivo de gestão, sem necessidade de exigir novos recursos. Aqui tem recursos já utilizados pelo Estado, União e municípios no SUS. O objetivo é poder estruturar uma atenção à saúde mais próxima às necessidades da população e eliminar o vai e vem de ambulâncias em nossas rodovias, além de humanizar o atendimento", explicou  Paulo Hartung.

De acordo com o prefeito de Linhares Guerino Zanon, a implantação da Rede Cuidar em Linhares é um avanço na saúde pública do Estado, e, sobretudo, aos 10 municípios que serão atendidos pelo novo sistema. De acordo com ele, a reorganização no sistema de saúde pública do Estado por meio da Rede Cuidar, vai minimizar o fluxo que pacientes que precisam se deslocar até a Grande Vitória para ter acesso a serviços de saúde. 

"Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo aos cidadãos, evitando o deslocamento para a Grande Vitória aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região", destaca Guerino. 

Rede Cuidar em Linhares

A Rede Cuidar em Linhares irá oferecer atendimento nas linhas de cuidado Saúde da Mulher e da Criança, incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero, e também a linha de cuidado Doenças Crônicas, atendendo a pacientes com hipertensão e diabetes de alto e muito alto risco.

A unidade em Linhares irá atender 301.535 moradores de 10 municípios: Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Marilândia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério. 

Serão oferecidos 106.941 procedimentos por ano, como consultas nas especialidades de obstetrícia, pediatria, mastologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nefrologia e endocrinologia e exames de ultrassonografias, mamografias, ECG, biópsias, colposcopias, eletrocauterizações, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, Mapa, Holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual. 

Na unidade Cuidar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairão do atendimento com um plano de cuidados que incluem orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, dentre outros, que será elaborado por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. O acompanhamento da realização desse plano de cuidados será feito pelas equipes das unidades básicas de saúde do município onde o paciente reside. Os serviços dos municípios e a unidade Cuidar irão interagir o tempo todo.