Dia de Luta das Pessoas com Deficiência será comemorado com caminhada pelo Centro nesta sexta (21)

Uma caminhada de conscientização da população sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 8h30min, no Centro de Linhares. Membros da sociedade, de instituições ligadas à causa, e profissionais da educação participarão do evento, mobilizando a sociedade civil sobre a necessidade de ações de inclusão das pessoas com deficiência. A 5ª Caminhada da Inclusão neste ano, levará para as ruas o tema: Construa Acessos e Derrube Barreiras.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares – por meio da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação – SRE, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMDPD, Associação dos Deficientes de Linhares – ADEFIL, Associação dos Surdos de Linhares – ASSURLIN e Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, Pestalozzi de Linhares.
Capacitação sobre Inclusão
As políticas públicas de inclusão social são trabalhadas efetivamente pela administração municipal. Em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Educação reuniu 250 profissionais entre estagiários, monitores e coordenadores de turno para uma capacitação que discutiu a temática. A iniciativa, do Centro de Formação Continuada da pasta são de grande importância para o processo de gestão da aprendizagem.
"Desde o início da gestão, estamos empenhados no aprimoramento e empoderamento dos nossos profissionais. O aprendizado constante é uma das competências exigidas do profissional do século XXI. Precisamos nos apropriar do conhecimento que tem sido produzido pela ciência para melhorar os resultados do processo de ensino-aprendizagem. E é isso que estamos fazendo", afirma a secretária municipal de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional realizado em 1982 e oficializado em 2008, pela Lei nº 11.133 de 14 de julho, por meio de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade.