Prefeitura realiza ação em comemoração a Semana Nacional de Trânsito no CEIM Olga Bortot

Nesta quarta-feira (19), os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Olga Borto, localizado no bairro Canivete, receberão a visita dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito e a sua ‘Transitolândia’, um espaço modelo para aprendizado teórico, prático e lúdico, sobre o trânsito. O projeto envolverá os alunos dos turnos matutino e vespertino, simulando uma via comum da cidade, com os desafios, deveres e direitos de pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas, enfim, todos os personagens que compõem o trânsito.

A iniciativa fez parte a Semana Nacional de Trânsito, que acontece, entre os dias 18 e 25 de setembro. Para o diretor de trânsito da Prefeitura, Douglas Simplício, a educação é fundamental para a construção de valores, como respeito ao próximo e proteção da vida. "A melhor forma de atingir o ser humano é começar pelas crianças, pois nessa fase, que costumo chamar de ‘esponja’. Elas absorvem mais facilmente, às informações e passam a ser multiplicadores", explica o diretor.

A Transitolândia é dividida em dois momentos: teórico e prático. No início, o instrutor aborda temas do cotidiano, como utilização de passagens protegidas, faixas de pedestres, respeito aos demais usuários e a forma correta de utilizar os meios de transporte coletivos e individuais. O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos, diz que o espaço em miniatura consegue sintetizar a complexidade do trânsito e possibilita um ensinamento dinâmico, tornando as crianças propagadoras de bons hábitos.  "Esse projeto é excelente para difundir os bons hábitos e contribuir para a divulgação das regras de excelência para um trânsito seguro", finaliza.