Escola da Bagueira realiza seminário sobre história de Linhares

Os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – CMEIEF Alcides Marinato, localizado em Bagueira, interior de Linhares, participaram no último dia 21 de agosto de seminário os 218 anos do Município. A iniciativa visou oportunizar um bate papo sobre as peculiaridades da história da cidade e desenvolver o sentimento de pertencimento e valorização da cidade. "A grade curricular permite se trabalhar a regionalidade de cada cidade do estado e a importância do patriotismo do aluno, por meio do conhecimento de suas raízes e valorização das mesmas", destacou a pedagoga Nágila dos Santos Alves.

Segundo a pedagoga, durante o encontro os alunos tiveram acesso a informações sobre o povoado de Coutins, tráfico de ouro no Rio Doce, implantação do Quartel Militar, índios Botocudos, nação Gês, D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares, a Praça 22 de Agosto, dentre outras. Além da participação dos estudantes e funcionários da escola, a comunidade local foi convidada a contribuir e uma exposição de frutos da terra e um lindo mural foram produzidos. "Ao final do seminário, os alunos puderam degustar cacau, banana, coco, laranja, aipim e mamão. A professora Pâmela Mação Seidel produziu um lindo mural com fotos de pontos como o Farol de Regência, Linha Verde, Lagoa Juparanã, Pontal do Ipiranga e Praça 22 de Agosto", frisou Nágila.

O mural ficará exposto até a primeira quinzena de setembro, contribuindo com o aprendizado e valorização da história de Linhares junto aos estudantes e comunidade da CMEIEF Alcides Marinato e da Bagueira.