Caminhada vai alertar moradores do bairro Aviso contra Aedes aegypti

As ações de combate à dengue não param em Linhares. Um dos bairros mais populosos do município, o Aviso, irá receber, neste sábado (25), uma grande ação intersetorial com o objetivo de unir forças para conscientizar a população sobre o combate ao principal vetor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. A mobilização organizada pela Unidade de Saúde do bairro terá início às 8 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Roberto Calmon e será encerrada em frente a uma padaria na Avenida Filogônio Peixoto, onde serão ofertados diversos serviços gratuitos de saúde. O bairro Aviso é um dos bairros com mais casos notificados e confirmados de dengue em Linhares.

Está prevista uma grande caminhada com abordagens nos comércios e residências da região, onde serão distribuídos folhetos informativos sobre como realizar o check list semanal. A gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona, conta com a participação de todos na luta contra o mosquito. "Precisamos que a população nos ajude nessa causa. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, vai nos ajudar muito no combate ao mosquito".

A enfermeira da Unidade de Saúde do bairro Aviso, Adelma dos Santos Rosa, pede que as pessoas vistoriem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada. "Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa".

Na chegada da caminhada, uma grande tenda armada em frente à Padaria Diniz, vai ofertar gratuitamente vários serviços de saúde como testes rápidos de HIV, glicemia, pressão, entre outros. A caminhada contará ainda com apoio de escolas da região, igrejas, associações de moradores e moradores do bairro.



Check list de Verificação

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d?água) e mantenha-os sempre limpos.
– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.