Irene, João da Santa e Chico Boneco serão homenageados com painéis gigantes na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal recebe a intervenção artística do projeto Transformações, que nesta segunda ação em Linhares vai homenagear as personalidades: Irene, João da Santa e Chico Boneco. Eles serão retratados em grafite pelo artista Edson Sagaz, mais conhecido como "Sagaz", que nesta terça-feira (21) iniciou o seu trabalho, que tomará forma em cores, por meio das mãos dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Roberto Calmon, que ajudarão na pintura. A ação faz parte das comemorações dos 218 anos de fundação de Linhares.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que o projeto é transformador, não só na paisagem urbana do município, como também no contexto social, inserindo crianças às oficinas de grafite gratuitas e permitindo valorizar e conhecer as personalidades que fazem parte da história do município. "Formar novos públicos e presentear as comunidades com uma nova atmosfera de cores e imagens são nossos principais objetivos, aliados a uma bela homenagem a essas três personalidades que fazem parte da história de Linhares", destaca o prefeito.

A arte do grafite de Sagaz levará mais cor para diversos equipamentos públicos, como estádios de futebol e praças. É o projeto Transformações, criado pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e que tem como essência a sustentabilidade. Ao todo, o artista produzirá cinco painéis onde haverá a colaboração de estudantes de escolas públicas municipais e da própria comunidade que participaram de oficinas gratuitas sobre diversas técnicas de arte urbana, como o grafite.

O primeiro espaço a receber a arte e a cor do grafite foi o Estádio Antônio Ferreria de Souza, conhecido como Tafarel, no bairro Santa Cruz, próximo aos residenciais Jocafe. O grafiteiro Sagaz destaca a iniciativa da Prefeitura como uma desmitificação do grafite e o ressalta como uma forma de arte que não deve ser marginalizada. "O grafite existe há tempos na cidade de forma meio alternativa. Temos tido reconhecimento das autoridades e com isso foram abrindo espaços, como estes aqui em Linhares. É importante esse reconhecimento de um trabalho antes apenas de rua e que agora toma conta de prédios públicos em forma de cor e de arte", comemora o artista.