Projeto leva alunos do Jerônimo Monteiro para conhecerem fazenda e processo produtivo do cacau

Nesta quinta-feira (16) os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Jerônimo Monteiro, localizada no bairro Novo Horizonte, visitaram a fazenda São Luiz do cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho. A iniciativa é parte do projeto das professoras Andréia Bissoli e Carlene Ferreira que, aproveitando o momento festivo de aniversário da cidade, quiseram mostrar aos estudantes o processo produtivo do cacau, fruto símbolo da cidade e um dos principais produtos da agricultura local e estadual.

A equipe escolar foi recebida pelo produtor, mais conhecido como Emirzinho, que palestrou e apresentou todos os espaços, desde o cultivo até a extração e da amêndoa do cacau, matéria prima do chocolate, ele falou ainda, sobre as técnicas de cultivo do cacau, que rendeu para sua propriedade o título de Cacau de Excelência, classificado entre os melhores do mundo e os alunos ainda puderam degustar chocolate produzido com o fruto da sua fazenda. Dois alunos, foram ainda, agraciados com mudas de cacau e o conselho do produtor: "Acreditem em seus sonhos, nunca desistam e lutem sempre por aquilo que vocês acreditam", declarou Emirzinho.

A professora Andréia destaca que os objetivos do projeto foram atingidos, numa experiência prazerosa e enriquecedora para todos. "Eu posso dizer que o trabalho trouxe uma experiência prazerosa e muito enriquecedora para minha prática pedagógica, permitindo o alargamento de horizontes para todos os envolvidos: alunos, professores, famílias, comunidade e profissionais da escola. Todos os alunos demonstraram interesse e envolvimento nas atividades e o prazer em aprender", declarou.