Festival de Cultura e Gastronomia desembarca na Praça 22 de Agosto neste fim de semana

A primeira edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares desembarca num dos pontos turísticos e históricos do Município: a Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro da cidade. O festival segue até a próxima quinta-feira (16) nos 16 estabelecimentos que participam do evento. Entre sexta (17) e domingo (19), os restaurantes servirão seus pratos – a partir de R$ 15 – na praça. Para animar o clima, haverá várias apresentações musicais gratuitas. A expectativa de reunir 5 mil pessoas por dia. Na sexta (17) o festival será das 18 às 23 horas; no sábado (18) das 11 às 23 horas e no domingo (19), das 11 às 22 horas. 

Paralelo ao festival na praça, também serão realizados cursos, palestras e workshops, fomentando a prática do empreendedorismo aos funcionários e empresários do ramo. O evento não tem caráter competitivo e a organização produziu um guia gastronômico com todos os 16 estabelecimentos participantes do evento que foi entregue em hotéis, aos taxistas e outros atores que fomentam o trade turístico em toda a região, além do comércio em geral. O festival tem ainda o objetivo de fortalecer a economia e os setores produtivos ligados ao segmento, como a rede hoteleira e o turismo de negócios, e insere oficialmente Linhares no calendário de eventos das secretarias de Turismo do Espírito Santo e do Governo Federal. 

O prefeito de Linhares Guerino Zanon acredita no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural, uma vez que o setor gastronômico geral 1 mil empregos diretos no Município e representa quase 5% da economia capixaba. Para o prefeito, o Festival de Cultura e Gastronomia divulga valores regionais, favorece intercâmbios, qualifica a mão de obra local e estimula práticas sustentáveis, valorizando a cadeia produtiva do município e de toda a região. "Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a autoestima da cidade", destacou.

De acordo com Guerino, o movimento gastronômico também valoriza a história e o futuro da agricultura familiar. "Este festival nos traz mais mesa, mais sabor e mais agregação em torno da nossa culinária, que é parte da nossa história", declarou. Ele pontuou que Linhares é um dos poucos municípios do Espírito Santo que conta com uma política específica para estimular e fortalecer a permanência do homem no campo por meio da agricultura familiar alinhado ao Plano Agro Municipal.

Segundo Adelson Cassioli, um dos diretores da Caseg, o evento é aberto para todos os públicos, principalmente para aqueles que apreciam uma boa culinária regada à música, cultura e arte, além de agregar valor ao setor gastronômico. "O festival já é uma grande promoção e valorização da nossa atividade, apresentado em um mês relevante, que é o de aniversário de Linhares. O legado é a criação do mapa da gastronomia local que foi bastante elogiado. Estamos com enorme expectativa, inclusive o de expandir o turismo em Linhares e toda a região. Nosso setor hoje representa quase 5% da economia capixaba e temos a expectativa de grande movimentação na rede hoteleira e principalmente nos restaurantes e similares", destaca.


O 1º. Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares é uma promoção da Câmara Setorial Gastronômica de Linhares e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. A organização é uma parceria com a Liga Capixaba de Entretenimento e a CDL Linhares. O evento é um compromisso do Plano de Governo do prefeito Guerino Zanon.


Os estabelecimentos participantes por ordem de fotos:

1) Conceição Grill – Costelão do Rei

2) Cantinho do Beiçola – Arroz de Bacalhau

3) Bisi’s Bar & Restaurante – Picanha Fatiada com Pão de Alho

4) Boka’s Lanches – Cheese Bacon Calabresa

5) Pizzaria Carla Guedes – Fettuccine ao Molho Alfredo

6) Doc Burger – Doc Costela

7) Restaurante Irajá Linhares – Bobó de Camarão

8) Restaurante João de Barro – Chiclete de Camarão

9) La Biroska – Delícia de Aipim com Camarão

10) Lá Rústico – Trio La Rústico

11) Lindoar Grill – Carré da Zezé

12) Marilda Brasil – Bolinho de Costela

13) Meat Burger – New York Style

14) Seletto Botequim – Junto e Misturado

15) Sr. Orégano – Nhonque com Ragú de Linguiça Toscana ao vinho tinto

16) Sushilin – Camarão no Coco