Secretária de Educação fala sobre idades de 4 e 6 anos para acesso ao Ensino Infantil e Fundamental

Na última quarta-feira (1), o Supremo Tribunal Federal julgou e manteve as resoluções do Conselho Nacional de Educação que estipulam as idades mínimas de 4 e 6 anos para acesso a Educação Infantil e Ensino Fundamental, completados até 31 de março, em todo país. A secretária municipal de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, recebeu com alegria a notícia e ressaltou o trabalho desenvolvido pela pasta na formação dos professores que trabalham coma faixa etária em questão. "Nessa idade, a criança está no momento de maior plasticidade cerebral na curva do desenvolvimento humano, portanto, a fase ideal pra se desenvolver as funções executivas que se apresentam em três grandes categorias: autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade mental. Dessa forma, estamos investindo na capacitação dos nossos profissionais possibilitando acesso ao paradigma educacional emergente", pontua a secretária.

O Curso de Formação para Pedagogos sobre a Neurociência aplicada à Educação, ministrado pela neurocientista Dra. Carla Tieppo, aconteceu em três etapas distintas até o momento. Olímpia explica que as formações são fundamentais para que o professor seja capaz de identificar as várias vertentes das atividades propostas nas diversas fases da criança dentro da educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 

"As formações capacitam os profissionais da educação para que sejam capazes de identificar uma função executiva deficiente e assim poderem atuar com mais assertividade. Por exemplo, se uma criança não consegue esperar sua vez pra falar ou jogar é um sinal de que precisa desenvolver o autocontrole e há brincadeiras apropriadas para proporcionar esse desenvolvimento. É isso que estamos fazendo. Vale lembrar que todas as atividades quando trabalhadas com intencionalidade e mediação adequada estimulam atenção, foco e concentração que são imprescindíveis para o aprendizado, especialmente quando se trata de Alfabetização", frisou Maria Olímpia.

Por fim, a secretária de Educação da Prefeitura de Linhares destaca que a medida contribui para acalmar os pais que querem que os filhos aprendam a ler e escrever cada vez mais cedo, com 5, 4 anos. "Essa ansiedade por aceleração subtrai da criança o tempo de que ela precisa para desenvolver, paralelamente, habilidades socioemocionais que são tão importantes quanto as cognitivas para o crescimento físico e mental, saudáveis", conclui a secretária.