Escola do Movelar debate consumo responsável com alunos do 5º ano

O consumo exagerado e a degradação dos recursos naturais é tema de projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Maria Matias Souza, localizada no bairro Movelar. A iniciativa, da professora Mônica Aparecida Savernini Sotele, discutiu o consumo responsável com os alunos do 5º ano, com a proposta de levar as crianças à reflexão e o aprimoramento do censo crítico sobre a aquisição de produtos. Segundo a professora, o projeto garante a mobilização de toda comunidade, por meio do aluno, como replicador do tema discutido. "Mediamos a reflexão das crianças sobre o que consumimos por necessidade e aquilo que compramos por impulso, muitas vezes pelo incentivo da mídia e das embalagens coloridas e fantasiosas. É certo que não conseguimos viver sem consumir, sem gastar, no entanto, temos como aprimorar nosso senso crítico acerca daquilo que compramos", declarou a professora.

O projeto, além de promover a consciência moral dos estudantes no âmbito social, permeou áreas de conhecimento como Língua Portuguesa, Ciências, Artes, Geografia e Matemática, com etapas de ação como: apresentação e debate com os alunos sobre o tema; visita a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para adquirir conhecimento sobre sustentabilidade; pesquisa sobre receitas saudáveis e econômicas; produção de alimentos saudáveis e produção de compostagem; e finalizando, debate e apresentação individual sobre o aprendizado.

A professora idealizadora do projeto destacou a importância do passo a passo na vida das crianças enquanto cidadã e futuro adulto, consciente do seu papel para uma sociedade mais sustentável e melhor para o coletivo. "Já com as primeiras etapas do trabalho, nós atingimos alguns objetivos como sensibilizar e mobilizar a comunidade para a causa do consumo responsável dentro e fora da escola e despertar no aluno a atenção para o tema, hábitos mais saudáveis e econômicos dentre e fora da escola. Tudo está sendo muito gratificante para nós", destacou a professora Mônica.