Vigilância de Zoonoses inicia vacinação contra raiva no interior do município

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, iniciou a campanha de vacinação contra raiva. Os agentes estão percorrendo os domicílios do interior da cidade, imunizando cães e gatos. Nesta semana os profissionais da vigilância estão percorrendo a beira rio, na localidade Jataipeba e a margem da estrada de Regência. Mais de 4 mil animais já foram vacinados nesta primeira etapa da vacinação. A campanha nacional contra a raiva acontece no dia 1 de setembro em toda a sede do Município.

A raiva leva a morte e a estimativa é vacinar 12 mil animais da zona rural. "É uma forma de prevenção contra a doença que atinge os animais e pode ser transmitida ao homem, através do contato direto por arranhões, lambidas ou mordida do animal infectado. É uma ação muito importante de levar a vacinação para as regiões do interior e assim garantir a imunização dos animais de todo município", ressaltou o secretário de saúde interino, Saulo Meirelles.

Na próxima semana, os agentes vão percorrer ainda as localidades de Palhal, Rio do Norte, Lagoa do Aguiar, Baixo quartel. Já no dia 31 de agosto, a vacinação será realizada no Pontal do Ipiranga, das 8h às 16h, na Unidade de Saúde do balneário.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas que estejam amamentando ou gestantes devem ser vacinadas, desde que sejam contidas nos movimentos bruscos, que podem causar a perda dos filhotes. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar as respectivas carteirinhas de vacinação, e caso ainda não tenham, receberão uma no ato da imunização.

Dia D
O Dia Nacional da Vacinação contra Raiva será realizado na sede do município no dia 1 de setembro.