Projeto Transformações vai levar mais cor a espaços públicos com oficinas gratuitas de grafite

O artista, Edson Sagaz, conhecido no mundo da arte como "Sagaz" vai percorrer diversos bairros de Linhares para transformar concreto em arte. Fachadas monótonas e cinzas, sem vida, em poucos dias ficarão vibrantes e restauraras com magníficas obras de arte. A arte do grafite vai levar mais cor para diversos equipamentos públicos, como estádios de futebol e praças. É o projeto Transformações, criado pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e que tem como essência a sustentabilidade. O artista vai produzir 5 (cinco) painéis onde haverá a colaboração de estudantes de escolas públicas municipais e da própria comunidade que participaram de oficinas gratuitas sobre diversas técnicas de arte urbana, como o grafite.

O primeiro espaço a receber a arte e a cor do grafite será o Estádio Antônio Ferreria de Souza, conhecido como "Tafarel", no bairro Santa Cruz, próximo aos residenciais Jocafe, durante a programação da ação "Cultura Social", que vai oferecer serviços comunitários e atividades culturais para os moradores da localidade. A ação acontece neste sábado (21) das 8h às 12 horas, na avenida Ademar Luiz Plana, próximo ao campo de futebol. 

Em seguida irá desembarcar na Praça 22 de Agosto onde personagens que fazem parte da história cultural do Município serão exaltados como João da Santa, Irene e Zé da Lata. O grafiteiro Sagaz destaca a iniciativa da Prefeitura como uma desmitificação do grafite e o ressalta como uma forma de arte que não deve ser marginalizada.

Segundo ele, o projeto trará reconhecimento e visibilidade à arte, além de ser uma oportunidade de se expressar. "O grafite existe há tempos na cidade de forma meio alternativa. Temos tido reconhecimento das autoridades e com isso foram abrindo espaços, como estes aqui em Linhares. É importante esse reconhecimento de um trabalho antes apenas de rua e que agora toma conta de prédios públicos em forma de cor e de arte", comemora.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon o projeto Transformações vai oferecer oficinas de grafite gratuitas a estudantes e pessoas das comunidades com intuito de estimular a criatividade dos participantes, incentivar a promoção da cultura e arte e proporcionar o surgimento de talentos locais. "Formar novos públicos e presentear as comunidades com uma nova atmosfera de cores e imagens são nossos principais objetivos", destaca o prefeito.

Segundo o secretário da pasta, Ivan Salvador Filho, a intenção é atrair os jovens e mostrar o quanto a pichação – considerada crime – pode ser combatida com a arte do grafite. Sobre a transformação dos espaços públicos, ele ainda ressaltou que a mobilização de jovens é um ato de conscientização sobre o crime de pichação. Conforme Salvador, medidas alternativas para jovens que forem flagrados nestes casos também são estudadas, como, por exemplo, oficinas gratuitas de grafite, transformando a prática criminosa.

O diretor de Cultura da Prefeitura Urbano D?ávila acredita que o projeto Transformações dará maior visibilidade a prática artística uma vez que possui um relevante alcance social. "Além disso, vai oferecer também a oportunidade de tirar os artistas grafiteiros do Município do anonimato e revelar novos talentos para esta arte, e principalmente, divulgar as ações e eventos de forma mais organizada e de amplo conhecimento público", observou.