Professora do Castelo Branco aborda tema perder e ganhar no futebol, por meio de Projeto de Leitura

A Secretaria Municipal de Educação realiza nas escolas de Ensino Fundamental, o Projeto de Leitura, dedicando tempo e atenção exclusivos, para alunos do 1º ao 5º ano, ao hábito de ler. A proposta tem, em cada escola/turno, um professor que se dedica a esse objetivo, promovendo dinâmicas e atividades literárias nos seus mais variados gêneros. A professora Jaqueline Aparecida Alves Duque, da EMEF Castelo Branco é a responsável pela iniciativa no turno matutino da escola e agrega ao seu trabalho, momentos de reflexão sobre temas sociais e cotidianos.

"O projeto de leitura é uma proposta muito importante para todos os alunos, porque aproxima dos mais variados gêneros literários e desperta neles o interesse e a atenção já por algum tipo. As turminhas do 4º e 5º anos, por exemplo, já tem bem definidos, seus principais gêneros textuais e com isso, nós podemos perceber o quanto é importante apresentar para eles essa variedade e estimulá-los", destaca a professora.

Além do gosto pela leitura, Jaqueline conta que procura utilizar os textos para apresentar e ratificar aspectos morais e civis para os alunos, ainda que para os menores, que não dominam a leitura por completo. Ela faz uso da leitura em grupo, da leitura por meio de gravuras e também lê as histórias, realizando assim as atividades, atingindo o objetivo principal e agregando mais valor ao projeto. Na última semana, a derrota da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2018, foi tema abordado por ela, que encerrou a sexta-feira (6), dia do fatídico jogo, informando que na segunda -independente do resultado – trataria o tema com os alunos.

"É claro que fomos para casa na expectativa da vitória do Brasil, mas, sabíamos que poderíamos ficar de fora da copa naquele dia e foi por isso que escolhi o texto sobre futebol. Eles chegaram tristes na segunda e foi aí que, por meio da leitura, eu reverti esse momento, enfatizando o final da história que escolhi e que fala justamente, do ?sabermos lidar? com perdas e ganhos. Unimos o útil ao agradável. As crianças compartilharam sentimentos, opiniões refletidas do convívio familiar e no final se divertiram com a leitura", finalizou Jaqueline.