Prefeitura lança 1º. Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares

Em mais uma ação para fortalecer o turismo e a cultura no Município, o prefeito Guerino Zanon lançou na tarde desta terça-feira (9), a 1ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares, que se realizará entre os dias 1º. e 19 de agosto, mês de aniversário da cidade. O evento foi anunciado durante encontro do prefeito com os representantes da Câmara Setorial Gastronômica de Linhares (Caseg). O festival é um compromisso de campanha do prefeito Guerino e tem ainda o objetivo de fortalecer a economia e os setores produtivos ligados ao segmento, como a rede hoteleira e o turismo de negócios. O Festival insere oficialmente Linhares no calendário de eventos das secretarias de Turismo do Espírito Santo e do Governo Federal. O setor gastronômico geral 1 mil empregos diretos em Linhares.

O festival será realizado em duas etapas: de 1º. a 16 será promovido o Circuito Gastronômico nos estabelecimentos participantes com pratos criados para o festival a preços promocionais. Na segunda fase, de 17 a 19, em formato festival na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro da cidade, com expectativa de reunir 5 mil pessoas por dia. Também serão realizados cursos, palestras e workshops, fomentando a prática do empreendedorismo aos funcionários e empresários do ramo. O evento não tem caráter competitivo e a organização produz um guia gastronômico com todos os participantes do evento que também será entregue em hotéis, aos taxistas e outros atores que fomentam o segmento em toda a região. 

O prefeito de Linhares Guerino Zanon acredita no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural. Para ele, o Festival de Cultura e Gastronomia vai divulgar valores regionais, favorecer intercâmbios, qualificar mão de obra local e estimular práticas sustentáveis, valorizando a cadeia produtiva do município e da região. "Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a autoestima da cidade", destacou.

De acordo com Guerino, o movimento gastronômico também valoriza a história e o futuro da agricultura familiar. "Este festival nos traz mais mesa, mais sabor e mais agregação em torno da nossa culinária, que é parte da nossa história", declarou. Ele pontuou que Linhares é um dos poucos municípios do Espírito Santo que conta com uma política específica para estimular e fortalecer a permanência do homem no campo por meio da agricultura familiar alinhado ao Plano Agro Municipal.

Segundo Adelson Cassioli, um dos diretores da Caseg, o evento é aberto para todos os públicos, principalmente para aqueles que apreciam uma boa culinária regada à música, cultura e arte, além de agregar valor ao setor gastronômico. "O festival será uma grande promoção e valorização da nossa atividade, apresentado em um mês relevante, que é o de aniversário de Linhares. O legado é a criação do mapa da gastronomia local. Estamos com enorme expectativa, inclusive o de expandir o turismo em Linhares e toda a região. Nosso setor hoje representa quase 5% da economia capixaba e temos a expectativa de grande movimentação na rede hoteleira e principalmente nos restaurantes e similares", destaca.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), Jhullia Maria Americo Schvambach, elogiou a disposição da Prefeitura de Linhares em fomentar a economia do Município por meio do festival gastronômico. Para ela, ao investir no turismo gastronômico, o poder público demonstra otimismo na capacidade do município de gerar renda em meio à crise. "Ficamos muito felizes em ter o apoio do prefeito Guerino Zanon de uma forma incondicional para que possamos juntar a cultura e o turismo como forma de melhorar o desempenho econômico do Município, sobretudo o comércio. Estamos muito felizes com a parceria", ressaltou.

O 1º. Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares é uma promoção da Câmara Setorial Gastronômica de Linhares e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. A organização é uma parceria com a Liga Capixaba de Entretenimento e a CDL Linhares.