Prefeitura abre novas turmas de oficinas de informática, culinária, vendas e desenvolvimento pessoal

A Secretaria Municipal de Assistência Social está com vagas abertas para novas turmas das oficinas de desenvolvimento de habilidades. Ao todo são 25 opções de oficinas gratuitas, com duração entre 2 e 20 horas, em diferentes áreas. As oficinas iniciaram em maio e ainda existem vagas disponíveis. O intuito é dar oportunidade de aperfeiçoamento de habilidades profissionais, aproximando diretamente 3,5 mil linharenses ao mundo do trabalho. Os interessados em se inscrever para uma das oficinas devem procurar o CRAS do seu bairro, das 8h às 16h, portando CPF. O investimento é de R$ 212.100,00, com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. 

Entre as opções estão corte e desossa de frango, criação e edição de vídeo, cozinha fitness, liderança e relacionamento e oficina de DJ, por exemplo.  "As oficinas oferecem oportunidades de inclusão para centenas de pessoas que recebem benefícios sócio-assistenciais e, principalmente, trabalhadores desempregados, que estão excluídos do novo processo de inserção no atual mundo do trabalho. A iniciativa integra todas as nossas ações e ampliam os nossos serviços para uso de toda a população, que agora pode vislumbrar um novo horizonte de certezas e garantias de direitos e acessos ao tão exigente mundo do trabalho", destacou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Paiva. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçou a importância das oficinas para a geração de renda. "Nossas gestões sempre foram marcadas fortemente pela inclusão social, pela distribuição de renda e pela responsabilidade social". Para ele, é motivo de muita felicidade poder oferecer tantas vagas e beneficiar todas as comunidades, da sede e do interior do município, que podem desenvolver ainda mais suas habilidades, aprender como vender e divulgar o seu trabalho, gerando mais oportunidades e mais renda", frisou. 

O programa é desenvolvido em parceria com o Senac e as aulas são realizadas nas sete unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, além de associações de moradores e também na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As unidades dos CRAS estão localizadas nos bairros Aviso, Interlagos, Conceição, Nova Esperança, Santa Cruz, Bebedouro e Aviso, além das suas extensões no Interlagos e nos balneários de Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência. Existem oficinas para adolescentes a partir dos 12 anos de idade. 

Confira a lista de oficinas que são oferecidas:

1. Autoprodução para o Trabalho (foco na maquiagem): 4 horas
2. Técnicas para Falar em Público: 4 horas
3. Apresentação Pessoal para o Trabalho: 4 horas
4. Apresentação Pessoal e Postura Profissional: 4 horas
5. Empreendedorismo Individual: 8 horas
6. Administração Financeira Familiar: 2 horas
7. Planejamento e Gestão Financeira para pequenas Empresas: 4 horas
8. Empreendedorismo e Inovação: 4 horas
9. Qualidade de Atendimento ao Cliente: 15 horas
10. Elaboração de Currículo e Comportamento em Entrevista: 2 horas
11. O Vendedor Profissional e as Oportunidades de Negócio: 4 horas
12. Autoprodução para o Trabalho: 4 horas
13. Liderança e Relacionamento:15 horas
14. Empreendedorismo e Inovação II: 4 horas
15. Comunicação e Técnicas de Apresentação por Meio do Celular: 4 horas
16. Sua Empresa em foco na Web e nas Redes Sociais: 12 horas
17. Informática Prática: 16 horas
18. Sua Empresa em foco na Web e nas Redes Sociais II: 20 horas
19. Mobile Marketing: Uma visão de Negócio: 20 horas
20. Resolução de Conflitos no Cotidiano e Desenvolvimento de Habilidades: 15 horas
21. Comunicação e Técnicas de Apresentação: 15 horas
22. Comunicação Assertiva: 15 horas
23. Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos: 16 horas
24. Técnicas de Vendas e as Oportunidades de Negócio: 20 horas
25. Reduzir, Reutilizar, Reciclar: os 3R´S para Sustentabilidade: 2 horas