Prefeitura garante assistência em saúde a quase 1 mil gestantes de Linhares

As gestantes de Linhares recebem um cuidado todo especial das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), da secretaria Municipal de Saúde. Além do acompanhamento médico pré-natal, realizado nas Unidades de Saúde (US) de Linhares, as futuras mamães recebem orientação em Rodas de Conversa, que são realizadas periodicamente nas 33 US’s de Linhares. Cada gestante participa de três encontros e no final recebe um kit enxoval. O objetivo das reuniões é o de orientar e preparar as gestantes para esta nova fase da vida. Atualmente, 890 gestantes estão cadastradas na rede de saúde município.

Durante os encontros são realizadas palestras com os temas: Aleitamento Materno; Direitos da Gestante e da Criança e Nutrição; e Gestação, Parto e Cuidados com o Bebê. "No encontro com as gestantes podemos repassar dicas e orientações fundamentais para que elas passem por este momento tão importante tendo mais informações e de maneira mais tranquila", destacou a enfermeira, Giselle Breda.

Maísa Rodrigues de Souza, que está com 39 semanas de gestação, disse que aprendeu muito com o curso. "Este é o meu terceiro encontro e aqui pude receber informações valiosas e também tirar dúvidas sobre a gestação. A equipe está de parabéns. Estou muito feliz também por receber o enxoval para o meu bebe. É uma iniciativa que ajuda muitas mamães", ressaltou.

Outro tema abordado com as gestantes é o Cuidado com a Saúde Bucal da Gestante na Atenção Básica. "Muitas gestantes ficam com receio por acharem que o tratamento odontológico pode ser prejudicial na gravidez, mas é totalmente seguro e fundamental. É muito importante a gestante também realizar o pré-natal odontológico, que também é oferecido nas unidades de saúde, para prevenir doenças na mamãe e no bebê", frisou

Enxoval para as futuras mamães

Todas as gestantes que participam dos três encontros recebem o enxoval. O kit é composto por um pacote de fraldas descartáveis, uma saboneteira e sabonete, álcool, gaze, um enrolador, um pagão, um par de meias, um par de luvas, uma toalha-fralda e um kit de saúde bucal.

O secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, frisa que o programa é de extrema importância já que muitas vezes as futuras mamães não tem a oportunidade de ter um kit enxoval no primeiro momento da maternidade. "Sabemos que é um momento de fragilidade que precisam de mais conforto e carinho. Esse é também um incentivo para que elas acompanhem a gestação nas nossas unidades de saúde através dos exames de pré-natal que minimiza e previne os riscos no momento do parto", pontuou o secretário.