Ponto viciado de lixo no Araçá é limpo, mas aparace sujo de novo

Amanhece na Rua Guaçuí, no bairro Araçá, ali bem ao lado da unidade de saúde do bairro. Bem cedo deste último sábado (30), o local estava tomado de lixo. Havia sacolas, restos de móveis, caixas e outros resíduos. Diante desse cenário, foi realizado no mesmo dia e no início da tarde o lugar estava limpo. O trabalho foi feito por garis e também por um trator. Além disso, a coleta de lixo domiciliar é realizada de segunda a sábado, inclusive nos feriados, e a recomendação é que os moradores o acondicionem em sacos plásticos e depositem uma hora antes do caminhão passar.

No entanto, a história se repetiu na manhã desta segunda (2). Já no início da manhã, o local estava tomada novamente pelo lixo. Após a retirada de algumas caçambas de lixo e a limpeza do espaço, a cena se repetiu. "Fazer descarte de resíduos nas ruas pode ocasionar o entupimento das caixas-ralo (bueiros) e isso é prejudicial, principalmente, nos períodos chuvosos", pontuou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos João Cléber Bianchi. Ele lembra que as ações de limpeza são feitas diariamente e seguem um cronograma que contempla todas as regiões da cidade.

A limpeza dos pontos viciados é feita pelas equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos periodicamente, mas os moradores insistem em jogar lixo em local inadequado. "As pessoas precisam se conscientizar pois estamos em meio a uma luta entre a vida e a morte. Todos deveríamos nos unir para exterminar o lixo e os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypt, mas poucos se preocupam", comentou a superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos pdoe ser feita no telefone 3371-3113.