Parceria entre Prefeitura e Ifes vai ofertar curso gratuito de informática para alunos de escola do

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Modeneze, localizada no bairro Canivete, contarão com aulas gratuitas em informática básica, a partir do próximo dia 27 de julho. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, campus Linhares. Segundo a diretora Regina Jacobssem, a proposta foi recebida com muita alegria e entusiasmo, não só pelos alunos, como pela equipe gestora. "Desde que cheguei a direção do José Modeneze, eu me apaixonei não só pela escola, como por toda comunidade e no momento em que fomos procurados pelo Ifes, não medimos esforços para oportunizar o curso para os nossos alunos", destacou a diretora.

Mychelle Durão, de 15 anos de idade, aluna do 9º ano, está entusiasmada com a oportunidade que a escola está oferecendo. "Mesmo a maioria de nós, na nossa idade, sabermos mexer no computador, no celular e utilizar as tecnologias, esse curso será muito importante para ajudar no nosso futuro. É sempre bom aprender e eu vou me inscrever, quero participar, aprender mais e com certeza esse curso será importante para o meu futuro", disse.

De acordo com o coordenador de laboratórios do Ifes, campus Linhares Evandro das Virgnes Scarpati, o projeto Conecte-se surgiu a partir da percepção de agregar conhecimentos técnicos sobre tecnologias digitais para os alunos, que em sua grande maioria já dispõe de habilidades naturais para manusear dispositivos e aplicativos. "À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, é ainda mais importante ter um entendimento básico no uso de computadores, internet, e-mail, pesquisa e mídia social. O curso Conecte-se ensina essas habilidades básicas tão vitais para as atividades do dia a dia", pontuou Evandro, que será o professor no curso.

Evandro disse que o projeto do curso de extensão prevê que ao final do curso, os estudantes estejam aptos a entenderem os conceitos básicos sobre computadores e comunicações, usando mídias eletrônicas e sociais; gerenciar arquivos e documentos em um computador baseado em sistema operacional específico; e navegar pela Internet, utilizando mecanismos de pesquisa e webmail. As aulas acontecerão no contraturno escolar e inicialmente atenderão 20 alunos, com certificado de conclusão de 30 horas.

Para o diretor de pesquisa e extensão do Ifes, Geovani Alípio Nascimento, a parceria é de relevante importância para comunidade escolar, e propiciará aos nossos alunos um curso de qualidade, oportunizando o uso de tecnologias avançadas e com certificação do Instituto Federal do Espírito Santo. "Esse curso é fundamental para agregar conhecimento e oportunizar condições para a continuidade da vida escolar dos alunos e à vida profissional. O Ifes está muito honrado de firmar essa parceria", declarou Geovani.

O curso Conecte-se será ministrado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Academia Cisco (https://www.netacad.com/pt-br) e presencialmente no laboratório de informática da EMEF José Modeneze, que receberá nos próximos dias, doação de seis computadores, montados a partir do projeto do Ifes, campus Linhares, denominado LARC. "Nossos alunos dos cursos técnicos e de graduação do Ifes, recebem doações de computadores que possuem alguma avaria. Desmontam, aproveitam as peças que ainda são úteis e remontam máquinas novas para utilização em projetos como este, com a comunidade. Os alunos do José Modeneze receberão seis máquinas oriundas desse projeto", explicou Geovani Alípio Nascimento, que salientou também, sobre o recebimento de doação de peças ou computadores danificados, para esse projeto, na sede do Ifes, bairro Aviso, por qualquer cidadão.