Pacientes do Caps participam de festa junina em ritmo de copa do mundo

Festa junina em ritmo de copa. Foi assim a manhã desta terça-feira (26) no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, da Secretaria Municipal de Saúde. O Centro realizou um almoço típico com os pacientes atendidos pelo Centro e seus familiares. O objetivo é promover a inclusão e socialização dos pacientes e reforçar a importância de acolher as pessoas portadoras de alguma deficiência psicológica. 

"O Caps realiza um trabalho fundamental que é o de inserir os pacientes em um convívio social. Eventos como estes só tendem a reforçar o convívio com a família e a comunidade de forma geral. Só podemos parabenizar a equipe do Centro pelo cuidado e carinho com que fazem o seu trabalho", frisou o secretário de Saúde, Valdir Massucatti. 

"Comemoramos o mês junino com nossos usuários e tivemos uma festa com muita dança e alegria. Nosso o objetivo é de conscientizar a sociedade de que o paciente com transtorno mental não precisa se isolar e sim, precisa socializar, precisa ser tratado de forma humanizada, sendo inserido no convívio com todos", ressaltou a diretora do Caps II, Lucineri Ronchetti. 

CAPS II atende 320 pacientes

Formado por uma equipe composta por diversos profissionais da área de saúde, o Centro de Atenção Psicossocial, (CAPS ll), em Linhares, acolhe e oferece tratamento gratuito a população com algum tipo de transtorno mental grave e persistente, como transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão, entre outros.

Atualmente o CAPS II atende 320 usuários em tratamento contínuo, com consultas psiquiátricas, psicológicas e de enfermagem, acolhimento com assistente social e medicação gratuita. Além de todo acompanhamento clínico os pacientes participam ainda de oficinas de música, artes, artesanato, futebol, terapia ocupacional, e de atividades fora do CAPS, voltada para a inclusão social, como caminhadas pelas praças da cidade, passeios ao cinema e jogos de futebol. A equipe multidisciplinar também faz visitas domiciliares.