Alunos do Cid Adalberto produzem maquetes dos estádios da Copa da Rússia

Os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Cid Adalberto dos Reis, localizada no Conjunto Juparanã, participaram de projeto interdisciplinar e produziram maquetes, pintaram o mascote, países e um mapa dos países que fazem parte da Copa do Mundo 2018, que está acontecendo na Rússia.

De acordo com a professora de geografia Fabiana Galavoti Paiva, a iniciativa surgiu a partir do estudo da história das Copas do Mundo, por onde elas aconteceram, quantas vezes o Brasil foi campeão e em que países e detalhes que fazem parte deste importante campeonato de futebol mundial. "Dentro da educação, a Copa do Mundo é um evento riquíssimo para estudo sobre os países, que permeiam a disciplina de geografia. Então nós resolvemos estimular nossos alunos, com a produção do conteúdo estudado, para uma exposição", explicou.

O projeto contou com a participação da também professora de geografia Ana Paula Ambrosini de Lima e na divisão do projeto, os alunos das turmas de cada ano, ficaram responsáveis pela produção de uma etapa específica estudada: as turmas do 6º ano pesquisaram sobre o mascote da Copa da Rússia e o reproduziram; o 7º ano, estudaram os países que estão em disputa na Copa 2018 e produziram mapa e as respectivas bandeiras; o 8º ano estudaram as cidades da Rússia que sediam as partidas; e o 9º ano confeccionou maquetes dos estádios.

O trabalho envolveu diversos profissionais da escola e os alunos foram orientados, não só pela metodologia aplicada a disciplina de geografia, como também de educação física e artes. "Esse projeto foi da escola toda e foi prazeroso o envolvimento de todos, até pela euforia que o evento causa em nós brasileiros. Nós mostramos para os alunos a história das copas e eles a reproduziram, conforme o aprendizado, as pesquisas e a troca de informação", concluiu Fabiana.