Em passeio histórico, alunos da EMEF Roberto Moreira conhecem filhos do autor do Hino de Linhares

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Roberto Moreira, localizada no bairro Araçá, conheceram Paulo Romeu Scopel de Amorim e Flávio Ronaldo Scopel de Amorim, filhos e guardiões do acervo cultural do compositor do Hino de Linhares, Francisco Correia de Amorim. A iniciativa surgiu a partir de um projeto escolar das disciplinas de história e geografia, que reuniu 57 alunos. "Foi emocionante ver nossos alunos cantando o Hino de Linhares junto com eles", declarou Cátia Cirlene Macete, diretora da escola. O Hino de Linhares é um dos símbolos do município e sua letra e música são de autoria de Francisco Correia de Amorim e interpretação de Dinorah Porto.

O passeio foi proposto após análise de material e estudos sobre a história de Linhares e seus pontos de relevância cultural e histórica, na sequência das atividades, os alunos do 3º ano, com média de idade entre 8 e 10 anos, visitaram a Praça Régis Bittencourt, o Cemitério Nossa Senhora da Conceição e a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – SERLIHGES, onde foram apresentados aos irmãos. Todo passeio foi acompanhado pela professora Zilá Sabaini. "Todo passeio fez parte do projeto das disciplinas de história e geografia e além dos locais históricos, nossas crianças puderam conhecer também a dona Zilá Sabaini, que contou histórias belíssimas sobre a nossa cidade. Foi uma tarde emocionante e enriquecedora", destacou Cátia Cirlene.

A diretoria de Comunicação da Prefeitura de Linhares informa que está em fase final de produção de material em vídeo, com imagens e áudio do Hino de Linhares, que será distribuído para as escolas da Rede Municipal de Educação.

O Hino de Linhares
Letra e Música: Francisco Correia de Amorim 
Intérprete: Dinorah Porto

É madrugada de um dia faustoso 
Vinde conosco cantar, vibrar 
A doce brisa deste glorioso 
Rincão que muito nos cabe amar 
Doirando as matas desponta a alvorada 
Vinde conosco observar 
Quanta beleza na caminhada 
Do rio doce em busca do mar 

Deus guarde a terra 
Que a todos nós, maternalmente 
Acolhe e ampara 
Em tudo abundantemente 
Seu povo a glória 
Conseguir posso elevá-la 
Cada vez mais 
Tornar feliz a sua gente 

Nesta planície tão bela do Estado 
Vinde conosco observar 
Tesouro imenso nos foi legado 
Vasto celeiro, flora sem par 
Entre lagoas piscosas e belas 
Vereis a bela e rica louçã 
Que inspirar pode magistrais telas 
A majestosa Juparanã

Deus guarde a terra 
Que a todos nós, maternalmente 
Acolhe e ampara 
Em tudo abundantemente 
Seu povo a glória 
Conseguir posso elevá-la 
Cada vez mais 
Tornar feliz a sua gente