Farmácia Básica Central vai atender em novo endereço com funcionamento aos sábados

A Farmácia Básica Municipal vai funcionar em novo endereço a partir da próxima segunda-feira (18) e com uma novidade: funcionamento aos sábados das 7 às 17 horas. A medida, adotada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, vai facilitar o acesso da população aos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo governo municipal. A nova Farmácia Básica está localizada na Avenida Nicola Biancard, 650, loja 06, esquina com a Av. Vitória, no Centro, próximo a passarela do colégio Estadual, no térreo do Hotel Best Wersten. O horário de atendimento é de 7h às 18h, de segunda a sexta, e sábado das 7h ás 17 horas.

Outra boa notícia é que a partir de agora a Farmácia Básica Municipal vai contar com o Núcleo de  Assistência Farmacêutica, onde o cidadão terá um farmacêutico a disposição em tempo integral para fazer atendimentos e tirar dúvidas dos pacientes. "No novo endereço será possível dar maior acesso à população aos medicamentos tendo em vista que 70% dos nossos atendimentos são de pacientes que foram consultados nas unidades de saúde localizadas nos bairros do município. Mesmo com mudança de endereço a farmácia continua nas imediações do HGL, beneficiando assim a todos", ressaltou o secretário de Saúde Valdir Massucatti.

Ao todo o município conta com seis farmácias municipais, uma central e cinco satélites. Na Farmácia Básica Municipal (central) e nas Farmácias Satélites são distribuídos medicamentos básicos, como antibióticos, anti-inflamatórios, remédios para diabetes, hipertensão, de saúde mental, incluindo os de controle especial "faixa preta". ?Nossa rede de saúde oferece os medicamentos básicos, preconizados pelo Ministério da Saúde", destaca o diretor de assistência farmacêutica, Tobias Jovita.

Na Farmácia Básica Municipal ainda é oferecido para a população aparelhos e tiras de detecção de glicose, bem como as seringas de insulina. Tudo fornecido de forma gratuita. São mais de 150 itens de medicamentos e insumos disponíveis para a população nas Farmácias Básicas e nas Farmácias Satélites do município e são mais de 22 mil receitas atendidas por mês na rede básica de saúde municipal, o que representa atendimento ágil às necessidades médicas da comunidade.

Alto Custo

O diretor de assistência farmacêutica, Tobias Jovita, ressalta que os medicamentos de "alto custo" são de responsabilidade do governo do Estado e são distribuídos na farmácia cidadã.