Caminhadas em combate ao trabalho infantil serão realizadas pelos CRAS Conceição e Aviso

Em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do Conceição e do Aviso, da secretaria Municipal de Assistência Social, irão promover uma caminhada pelas ruas dos bairros. O objetivo é envolver os usuários do Cras e os moradores na conscientização sobre a importância de se combater o trabalho infantil no município. Toda a comunidade está convocada a participar das ações.

A caminhada do Cras Conceição será realizada nesta quinta-feira, dia 14, às 14h40, com saída de frente do Cras e vai percorrer as ruas dos bairros Conceição e Juparanã. No Cras do Aviso a ação acontece na próxima terça-feira, dia 19, às 8h, com saída do em frente a sede do Cras e conta com a paricipação das escolas do bairro e da comunidade.

"O objetivo é sensibilizar a comunidade em geral sobre os prejuízos do trabalho infantil e a importância de assegurar os direitos da criança e do adolescente. A ocupação precoce é considerada prejudicial à segurança, à moral e à saúde física e psicológica do público infantojuvenil", destacou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

Na última terça-feira (12) a caminhada em Combate ao Trabalho Infantil também foi realizada pelo Cras Rio Quartel e percorreu as ruas do bairro. A mobilização contou ainda com o apoio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Recla e do Centro de Educação Infantil Municipal Sebastião Justino Furtado.

No Brasil, o trabalho infantil só é permitido a partir dos 14 anos de idade, na condição de aprendiz, e com registro em carteira de trabalho. O menor de idade deve estar matriculado e frequentar a escola, e inscrito em programa de formação técnico-profissional, sob orientação de entidade qualificada e reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).