Projeto Xadrez na Escola melhora desempenho de alunos em unidade de ensino do bairro Canivete

O xadrez, um jogo de estímulos e respostas para problemas, passou a ser mais uma ferramenta para aprendizagem e incentivo nas escolas linharenses. Com o projeto, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Modeneze, localizada no bairro Canivete, ganham um atrativo a mais para somar às disciplinas estudadas em sala de aula. 

O Projeto Xadrez na Escola está atendendo os alunos do 4º. ao 9º. ano no contra-turno escolar, sempre às segundas-feiras a partir das 15 horas. O professor e coordenador do projeto, o educador físico Aristides Rafael dos Santos Rúdio, explica que a prática do xadrez desenvolve competências e habilidades essenciais para várias disciplinas, inclusive a Matemática, com destaque para o raciocínio lógico e a concentração. 

Para ele, o jogo é um excelente exercício mental, que traz benefícios e impactam em melhorias nas avaliações internas e externas. "A proposta pedagógica de inserir o xadrez no processo de ensino-aprendizagem é preparar o aluno para tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido e formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica", pontua o professor.

A diretora da EMEF José Modeneze, Regina Jacobsen, elogia a iniciativa. "É preciso fazer uso de novas ferramentas e técnicas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. É possível destacar que a prática do xadrez contribuiu, efetivamente, para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Além disso, melhorou a capacidade de análise, a objetividade, o autocontrole e a autoestima dos alunos", destacou.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, enfatiza a importância do projeto para o desenvolvimento de habilidades nos alunos e integração da comunidade estudantil. Ela ressalta que o desempenho em sala de aula melhorou não só nas disciplinas exatas, mas também em matérias da área de humanas, além de desenvolver a socialização. "O projeto reforça a importância do projeto de xadrez, pois o jogo desenvolve as habilidades cognitivas dos estudantes, além do convívio e respeito das regras. Como é utilizado dentro da escola, como um processo educacional, deixa de ser apenas competitivo", explica.