Prefeito e Governador assinam termo de concessão para uso do imóvel da Rede Cuidar em Linhares

Em breve a população capixaba irá contar com mais uma unidade da Rede Cuidar. Nesta quinta-feira (17), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, assinou o termo de concessão de uso do imóvel da Rede Cuidar em Linhares. Estiveram presentes na solenidade o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o prefeito de Linhares Guerino Zanon e outros 9 prefeitos das cidades que serão atendidas pela unidade, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais da rede estadual, entre outras autoridades.

A implantação na região Central do Espírito Santo é mais um passo para promover a oferta de atendimento humanizado e especializado para a população do interior do Estado perto de casa, evitando o deslocamento para a Grande Vitória, em busca de consultas e exames. A unidade em Linhares irá atender 301.535 moradores de 10 municípios que aderiram ao programa: Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Marilândia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério. A Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde pública, com atendimento mais humanizado, e já está em funcionamento em Nova Venécia, desde setembro de 2017, e em Santa Teresa, desde abril de 2018.

O governador destacou que a assinatura do termo de concessão de posse do imóvel é mais um passo importante na proposta de reorganização do atendimento em saúde que tem sido feito pelo Governo do Estado. "É um passo importante para o interior do nosso Estado. Nós estamos aproximando a contraprestação do serviço no interior. Mas é um passo muito importante também para a Grande Vitória, pois quando se amplia o serviço no interior, se retira a pressão sobre os nossos serviços na Grande Vitória e, consequentemente, nós vamos melhorar a qualidade e a efetividade dos serviços que vamos prestar. Estou muito feliz. Isso aqui é um arranjo federativo e não tem dono. É uma obra coletiva. Estamos unindo as prefeituras com o Governo do Estado e com o Governo Central. É melhor cooperar do que competir", disse o governador. 

De acordo com o prefeito de Linhares Guerino Zanon, a expectativa dos prefeitos da Região Central é muito grande para a chegada da Rede Cuidar na região.  "A minha expectativa, a dos envolvidos no projeto e dos outros nove prefeitos é muito grande. Há muitos anos a gente luta pela descentralização dos serviços na saúde, pois não podemos aceitar mais ver os transportes que são feitos pelas madrugadas trazendo pacientes dos mais longínquos municípios para a região central. E o Governo do Estado tem mostrado que é possível inverter essa lógica dentro de investimentos, dentro de planejamentos que o Estado tem feito com os municípios. Vamos oferecer os serviços de saúde mais próximos do cidadão. Isso não é para atender uma vontade política ou administrativa de um ou outro prefeito ou do governador, mas para atender aos anseios da nossa sociedade", destacou.

O secretário Estadual da Saúde, Ricardo de Oliveira, apresentou aos presentes os passos já dados para a implantação da Rede Cuidar em Linhares, os valores de investimentos e apontou quais serão os próximos passos para o avanço do projeto na região.  Ele ressaltou que o sucesso da Rede Cuidar tem se dado por conta de levar o serviço de saúde para perto das pessoas e comentou que tem recebido muitos elogios de usuários das unidades que já estão em funcionamento em Nova Venécia e Santa Teresa. 


Ele destacou que para conseguir oferecer um atendimento em saúde de qualidade é preciso reorganizar a rede de atenção de forma regionalizada, e é essa a proposta da Rede Cuidar.  "Esse projeto de reorganizar a rede de atenção ela é regionalizada, ou seja, vamos trabalhar sempre em conjunto com os municípios da região para reorganizar. Estamos pensando na região de saúde. Temos que pensar em organizar nossos serviços de saúde a partir de parcerias, olhando regionalmente. E a Rede Cuidar está sendo pensada nessa lógica."

Linhas de cuidado

A Rede Cuidar em Linhares irá oferecer atendimento nas linhas de cuidado Saúde da Mulher e da Criança, incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero, e também a linha de cuidado Doenças Crônicas, atendendo pacientes com hipertensão e diabetes de alto e muito alto risco.

Serão oferecidos 106.941 procedimentos por ano. Deste total, serão oferecidas 19.051 consultas por ano nas especialidades de obstetrícia, pediatria, mastologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nefrologia e endocrinologia.

Também serão realizados no local os exames de ultrassonografias, mamografias, ECG, biópsias, colposcopias, eletrocauterizações, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, MAPA, HOLTER, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, totalizado 15.835 exames por ano.

A unidade também contará com atendimento multidisciplinar, com assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e psicólogo. 

Rede Cuidar

A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. As unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa (em funcionamento), Guaçuí, Linhares e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.