Prefeitura cumpre cronograma de recolhimento de entulho até quinta (10) em Bebedouro e Rio Quartel

Nesta terça-feira (8) é dia dos moradores do distrito de Bebedouro e Rio Quartel, que tem entulhos para descartarem, colocarem os mesmos para fora de seus quintais. O recolhimento, realizado conforme o cronograma elaborado pela Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, será feito nesta quarta (9) e quinta-feira (10). A medida, de descartar os resíduos somente um dia antes do seu recolhimento, contribui para uma cidade mais limpa e evita o risco de possíveis criadouros de insetos, como o Aedes aegypti. 

O cidadão que não obedecer ao cronograma poderá sofrer penalidades, como multas, por exemplo, previstas no Código de Obras e de Posturas do Município. A secretaria responsável pela ação reforça que os moradores disponibilizem os resíduos um dia antes ao seu recolhimento. 

400 notificações
A Prefeitura elaborou e divulgou cronograma de recolhimento de entulho, que contempla 32 bairros do Município. Porém, ainda assim, há moradores que insistem em descumpri-lo e colocar o entulho produzido fora do prazo determinado para recolhimento. As ocorrências já chegam a marca de 400 moradores notificados por toda cidade e 35% dessas notificações estão concentradas em apenas 7 bairros.

Interlagos é o campeão
De acordo com o Departamento de Fiscalização Municipal, vinculado a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o morador inicialmente é notificado, reincidindo, é multado em R$ 234,75 e caso o valor não seja quitado, recebe outra multa de R$ 1.204,00 e persistindo à não quitação, será inserido em dívida ativa. Os bairros onde os moradores mais descumprem o cronograma e colocam seus entulhos fora do prazo determinado para recolhimento são respectivamente: Interlagos; Aviso; Shell; Conceição/Juparanã; e empatados na última posição BNH e José Rodrigues Maciel.
  
Entulho (inertes) são os resíduos provenientes de:
Construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos; blocos cerâmicos; concreto em geral; solos; rochas; metais; resinas; colas; tintas; madeiras; compensados; forros; argamassa; gesso; telhas; pavimento asfáltico; vidros; plásticos; tubulações; fiação elétrica.
 
Jardinagem, como: aparas de grama; folhas; ervas daninhas; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível.
 
Resíduos domésticos, como: cama, roupeiro, geladeira, fogão.