Professores que vão disputar cargo de diretor terão que pedir afastamento na Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação divulgou a relação dos candidatos que vão concorrer as vagas de diretores nas unidades da rede pública municipal de ensino. No total, 55 profissionais se candidataram, 36 professores de CEIM’S e 19 de EMEF’S, com vagas em 45 escolas. Os novos diretores serão eleitos para o biênio 2018-2020. Os candidatos devem comparecer na sede da secretaria Municipal de Educação, no BNH, a partir das 7 horas, para requerer seu afastamento das atividades escolares.
A campanha eleitoral será realizada no período de 04 a 23 de maio. A votação acontece no dia 25, das 7h às 17h30, na sede de todas as unidades escolares com candidatos. O processo se dará por eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo o voto de cada eleitor cadastrado, considerado único e com o mesmo peso para efeito de votação e de apuração. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria simples dos votos, não computados os votos em branco e os nulos. O resultado da eleição de diretores será divulgado no dia 28 de maio.
Entenda a Eleição de Diretores
As inscrições para se candidatar a vaga de diretor foram realizadas nos dias 26 e 27 de abril, de forma presencial, na sede da secretaria. Puderam se candidatar ao cargo de Diretor de unidade escolar, professores e pedagogos em educação da rede municipal que preencham todas as exigências contidas no edital.
A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Linhares na gestão do prefeito Guerino Zanon, em 2009, constituindo-se em importante elemento de gestão democrática e configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola.
O prefeito Guerino destacou que a qualidade da educação passa por essa participação, pelo acompanhamento das famílias, pela atuação do Conselho de Escola. "Acreditamos na gestão compartilhada e defendemos a democratização da gestão escolar como princípio. Quanto mais pessoas participarem da gestão da escola pública, mais resultados positivos serão registrados", disse.

"Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social referenciada", pontuou a secretária municipal de Educação Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.
Quem pode votar:
Alunos maiores de 16 (dezesseis) anos completos até o dia do pleito, regularmente matriculados na escola;
Os integrantes do magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola até o dia do pleito;
Pai, mãe ou responsáveis legais de aluno menor de 16 anos, regularmente matriculado na escola, até o dia do pleito.
Confira o Edital completo e a lista de candidatos de cada escola:

EDITAL 006.2018 – ELEIÇÃO DE DIRETORES

LISTA DE CANDIDATOS ELEIÇÃO DIRETOR 2018