Prefeito Guerino anuncia 3,5 mil vagas em oficinas gratuitas de desenvolvimento de habilidades

A prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai oferecer 3.500 vagas gratuitas em oficinas de desenvolvimento de habilidades. Ao todo são 25 opções de oficinas, com duração entre 2 e 20 horas, em diferentes áreas. O intuito é oferecer oportunidade de aperfeiçoamento de habilidades profissionais, aproximando as pessoas ao mundo do trabalho. Entre as opções estão corte e desossa de frango, criação e edição de vídeo, cozinha fitness, liderança e relacionamento e oficina de DJ, por exemplo. As oficinas serão realizadas nas sete unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, além de associações de moradores e também na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As inscrições começam na próxima segunda-feira (07) e os interessados em se inscrever para uma das oficinas devem procurar o CRAS mais próximo, das 8h às 16h. As unidades dos CRAS estão localizadas nos bairros Aviso, Interlagos, Conceição, Nova Esperança, Santa Cruz, Bebedouro e Aviso, além das suas extensões no Interlagos e nos balneários de Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência. Existem oficinas para adolescentes a partir dos 12 anos de idade. O investimento é de R$ 212.100,00, com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçou a importância das oficinas para a geração de renda que vai impactar diretamente 3,5 mil linharenses. Ele lembrou do Programa de Qualificação Profissional (PIQ) ofertado em sua gestão que qualificou ao mercado de trabalho mais de 5 mil linharenses. "Nossas gestões sempre foram marcadas fortemente pela inclusão social, pela distribuição de renda e pela responsabilidade social". Para ele, é motivo de muita felicidade poder oferecer tantas vagas e beneficiar todas as comunidades, da sede e do interior do município, que poderão desenvolver ainda mais suas habilidades, aprender como vender e divulgar o seu trabalho, gerando mais oportunidades e mais renda.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, pontua que a definição das 25 oficinas foi norteada por dados sólidos sobre demografia e demandas de mão-de-obra e de qualificação em todas as regiões do município, levantados pelas equipes da secretaria municipal de Assistência Social. Ele afirma que a estratégia evitará o desperdício de recursos públicos, já que as oficinas gratuitas serão distribuídas de acordo com as necessidades de cada região, e acontecerão em órgãos e setores da própria Prefeitura e parceiros.

"A demanda de temas das oficinas foram definidas por meio de diálogo entre a prefeitura e comunidade para oferecer aprimoramento em áreas que realmente serão aproveitadas para o trabalho. Nossas equipes tiveram o cuidado de apurar as necessidades em cada região da cidade e então montamos este programa com 25 oficinas de aperfeiçoamento", ressaltou o secretário Municipal de Assistência Social, Amantino Paiva.

"Com a oferta das oficinas de desenvolvimento de habilidades, a Prefeitura e o Senac buscam incentivar os participantes para a conquista da autonomia, proporcionando a oportunidade de obter conhecimentos específicos, habilidades e novas atitudes no cotidiano. A ideia é promover a melhoria da renda familiar com alternativas e atividades que possibilitem a inserção no mundo do trabalho", destacou o diretor do Senac-ES, Dionísio Corteletti,
 
Participaram da solenidade, o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento, os vereadores Ricardo Bonomo, Pâmela Maia, Marcelo Pessotti, Estéfano Silote, Tarcísio Silva, Tobias Cometti, Gelson Suave e Joel Celestrini, além da Coordenadora de Educação Profissional do Senac em Linhares, Tatiane Santos Oliveira, e as psicólogas da secretaria municipal de Assistência Social, Samira Pagoto e Adriana de Azevedo e a assistente social Luciana Mantovanelli Amorim. As oficinas de desenvolvimento de habilidades acontecem em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Linhares, por meio do Programa Acessuas Trabalho, do Governo Federal.


Confira a lista de curso que serão oferecidos:

1. Workshop de Maquiagem – 4h
2. Aproveitamento integral dos alimentos – 4h
3. Corte e desossa de frango – 8h
4. Planejamento e gestão financeira para pequenas empresas – 4h
5. Administração financeira familiar – 2h
6. Elaboração de currículo e comportamento em entrevista – 2h
7. Empreendedorismo e inovação – 4h
8. Técnicas para falar em público – 4h
9. Fotografia Móbile – usando a câmera do celular – 4h
10. Cartazes rápidos em Coreldraw – 4h
11. O vendedor profissional e as oportunidades de negócios – 4h
12. Criação e edição de vídeos – 12h
13. Apresentação pessoal para o trabalho – 4h
14. Reduzir, reutilizar e reciclar: os 3r’s da sustentabilidade – 2h
15. Autoprodução para o trabalho – 4h
16. Informática prática – 16h
17. Grafite: técnicas e estilo – 15h
18. Oficina de DJ – 15h
19. Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos – 16h
20. Oficina de teatro – 15h
21. Cozinha fitness – 20h
22. Liderança e relacionamento – 15h
23. Qualidade no atendimento ao cliente – 15h
24. Personalização de materiais gráficos para eventos com Coreldraw – 20h
25. Internet e redes sociais – 20h