Prefeitura substitui poste danificado por acidente de trânsito no Planalto

Os postes de iluminação possuem estrutura reforçada, mas diante de uma colisão eles devem ser trocados. Neste fim de semana, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos trabalham na substituição de um deles localizado na principal avenida do bairro Planalto, a José Francisco Carminati Bacheti. De acordo com cálculos da Secretaria, cada reposição e conserto de um poste de energia elétrica custa entre R$ 1,6 mil e R$ 2,2 mil, dependendo dos danos à rede elétrica. Do ano passado até hoje já foram substituídos 9 deles por este mesmo motivo: acidente de trânsito.
 
"Esse tipo de ocorrência afeta diretamente o bolso do contribuinte, já que os equipamentos que são danificados precisam ser substituídos por outros novos e essa troca, normalmente, é cara", reforça Hezequias Sales, Chefe da Divisão do Sistema de Iluminação Pública. Conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) as estruturas são colocadas em locais que não oferecem riscos de acidentes, mas por algum motivo viram alvos de condutores.
 
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos orienta que em caso de colisão de veículos em postes da rede de energia, a população não deve se aproximar e muito menos tocar em cabos rompidos, caídos ou em partes metálicas para evitar choques.  Em casos de acidente, quem estiver no carro não deve tentar sair e o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193 e a concessionária pelo 0800 721 0707. "Apenas profissionais podem diagnosticar o problema para fazer os reparos com segurança", alerta Hezequias.