Secretário de Agricultura vai a BA captar parcerias para melhoria na produção de cacau de Linhares

Desde a última terça-feira (17), o secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot percorre o Sul da Bahia, juntamente com os produtores que representam a Associação dos Cacauicultores de Linhares – ACAL Raphael Rocha Mendes e a Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo, Emir de Macedo Gomes Filho, visitando empresas e instituição referência em inovação, na produção cacaueira do Brasil. "Nosso trabalho a frente da Secretaria Municipal de Agricultura é o de traçar estratégias e executar ações para melhorar o trabalho produtivo, levando conhecimento, atualizando informações, captando e fornecendo recursos e ferramentas que possam agregar qualidade produtiva", destacou Franco Fiorot.

Em Ilhéus, a comitiva foi recebida pelo diretor científico e institucional Cristiano Vilela e pela gerente de qualidade Adriana Reis do Centro de Inovação do Cacau – CIC, que trabalha na valorização efetiva da amêndoa e do chocolate brasileiro, com foco na melhora da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas, utilizando de ferramentas como a biotecnologia, engenharias, cadeias produtivas agroflorestais, tecnologias de informação e comunicação, como estratégias principais de trabalho e que contam com o apoio das instituições: UFSB, UESC, CEPLAC, IFBA e IFBaiano – o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul).

Franco e a comitiva visitaram ainda a Cargill – uma das mais importantes e maiores empresas de alimentos e agronegócios do mundo, produzindo e comercializando internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais – e a Barry Calebaut, principal fabricante mundial de produtos de chocolate e cacau de alta qualidade, referência em inovação na indústria, nas áreas de desenvolvimento, processamento, treinamento e marketing de produtos. "Nosso principal objetivo aqui é buscar parcerias, para que possamos atrair esses grandes empresários e profissionais para nossa região, apresentando nossas potencialidades e receber deles o conhecimento que melhorem a garantia da qualidade da nossa produção", finalizou o secretário.

Programa para Revitalizar a Lavoura Cacaueira
No início do mês de março, deste ano, o prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou mais incentivos para renovar as lavouras de pequenos cacauicultores linharenses e combater pragas e doenças, por meio do Programa para Revitalizar a Lavoura Cacaueira e o projeto de lei cria o Fundo de Apoio a Cacauicultura do Município de Linhares, que terá um comitê gestor com integrantes da secretaria municipal de Agricultura, secretaria municipal de Meio Ambiente, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Associação dos Cacuicultores de Linhares (Acal), Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo e Sindicato Rural de Linhares (SRL) e Incaper.

A secretaria municipal de Agricultura, alinhada às diretrizes do Plano Agro do Município, ficará responsável pelo programa, que pretende elevar a competitividade nos plantios tradicionais e favorecer a implantação de lavouras em sistemas agroflorestais, conhecidos como áreas de cabruca. Os produtores terão acesso a mudas resistentes a vassoura-de-bruxa (doença que ataca a lavoura e compromete a produção). A Prefeitura, em parceria com a Ceplac, vai produzir 30 mil mudas na primeira etapa e a intenção é chegar a produção anual 100 mil mudas resistentes à pragas e doenças a pequenos produtores do Município, além de assistência técnica direcionada e outros estímulos.

Cacau em Linhares
A área cultivada com cacau no Estado é de aproximadamente 22 mil hectares e o município de Linhares destaca-se como maior produtor estadual, com uma área cultivada de 18.600 hectares, envolvendo aproximadamente 900 propriedades rurais distribuídas principalmente às margens do Rio Doce.

Entre os Melhores do Mundo
Durante o Salão do Chocolate de Paris deste ano, o produtor Emir de Macedo Gomes Filho, ganhou o prêmio internacional Cacau de Excelência e foi classificado entre os 18 melhores do mundo.  Por conta da técnica inovadora da fabricação das amêndoas o produtor recebeu o prêmio ‘Cacau de Excelência’. O sabor da amêndoa teria sido o principal critério de escolha. O cacau linharense foi o único brasileiro presente na disputa e já havia sido classificado pelo Salão do Chocolate de Paris como o melhor do Brasil.

Concurso de Qualidade de Amêndoas
Em 2017, Linhares realizou o 1º Concurso Municipal de Qualidade da Amêndoa de Cacau. O concurso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba). Os premiados foram: Emir de Macedo Gomes Filho – Fazenda São Luiz (primeiro lugar), Carlos Lindenberg Filho – Fazenda Três Marias (segundo lugar), Guilherme Chicon Mosca – Fazenda Horizonte (terceiro lugar), Wagner Rocha – Fazenda Bom Jesus (quarto lugar) e Adão Cellia – Fazenda Tupã (quinto lugar).

A segunda edição do concurso será lançada em breve.