Moradores do Novo Horizonte e José Rodrigues Maciel devem colocar o entulho para fora hoje (19)

De acordo com o cronograma de recolhimento de entulho planejado pela Prefeitura de Linhares, os moradores dos bairros Novo Horizonte e José Rodrigues Maciel, que tem entulho para ser recolhido, devem colocá-lo para fora de seus quintais nesta quinta-feira (19). Cumprindo o cronograma de recolhimento de entulhos a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos fará o recolhimento nesta sexta-feira (20). Agindo desta forma, os moradores contribuem para uma cidade mais limpa e que evita o risco de possíveis criadouros de insetos, como o Aedes aegypti.
O cidadão que não obedecer ao cronograma poderá sofrer penalidades, como multas, por exemplo, previstas no Código de Obras e de Posturas do Município. O cronograma de recolhimento de entulhos abrange toda a sede do Município, os distritos de Bebedouro e Rio Quartel, com dias específicos entre domingo e segunda-feira. A secretaria responsável pela ação reforça que os moradores disponibilizem os resíduos um dia antes ao seu recolhimento.
Segundo o secretário da pasta, João Cléber Bianchi, o serviço será executado pelo Município até o mês de junho deste ano, quando entrará em vigor a determinação da Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde o gerador do resíduo, será o responsável pela coleta, transporte e destino correto. A adequação do Município à legislação foi feita através de projeto, analisado e aprovado pela Câmara Municipal de Linhares, que classifica a pessoa física ou jurídica, público ou privado, geradora de entulho. Está tramitando o procedimento licitatório para realização de Parceria Público-Privada (PPP) na Modalidade de Concessão Administrativa para Exploração dos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Linhares.
Entulho (inertes) são os resíduos provenientes de:

Construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como; tijolos; blocos cerâmicos; concreto em geral; solos; rochas; metais; resinas; colas; tintas; madeiras; compensados; forros; argamassa; gesso; telhas; pavimento asfáltico; vidros; plásticos; tubulações;fiação elétrica.
Jardinagem, como: aparas de grama; folha; ervas daninhas; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível.
Resíduos domésticos, como: cama, roupeiro, geladeira, fogão.