CRAS do bairro Aviso e Unidade de Saúde de Povoação promovem ação de saúde e lazer com idosos

Nesta quinta-feira (12), O Centro de Referência e Assistência Social – CRAS do bairro Aviso uniu-se a Unidade de Saúde e a extensão do CRAS de Povoação, para promoção de ação social para atender idosos assistidos nas duas localidades. A Lagoa Viúva, ponto turístico de Linhares, foi o local escolhido para unir o lazer e a promoção da saúde, com atividades físicas, roda de conversa para promoção de diálogos sobre saúde e convivência social, dança, aferição de pressão e confraternização.

Para o secretário municipal de Assistência Social Amantino Pereira Paiva, as ações dos Centros de Referência são de grande importância para o fortalecimento do vínculo social, proposto pelo programa. Ele destaca que o trabalho da secretaria, especificamente com os idosos, é de promoção de atividades para um envelhecimento sadio, ativo e que desenvolvam especialmente o convívio social. "O envelhecimento é um processo biológico normal e o número de idosos em todo o Brasil cresce a cada ano. O principal objetivo dos nossos CRAS é o de oferecer serviços sociais, através de atividades informativas, esportivas, de lazer, cultura e integração com a comunidade", destacou.

No total 60 idosos participaram da ação, assistidos por oito funcionários e, segundo a coordenadora do CRAS do Aviso, animação e disposição não faltaram: "Esse momento é muito especial para nossos idosos e para toda comunidade, porque promove a socialização deles, levando informação e oferecendo momentos de lazer e descontração, renovando os ânimos e contribuindo para saúde física, mental e social deles. E o resultado está em cada sorriso deles, animação e disposição, não faltou!", frisou a coordenadora do CRAS do Aviso, Marieta Farias.

Atualmente a Prefeitura de Linhares conta com sete unidades do CRAS: Conceição, Rio Quartel, Interlagos, Bebedouro, Aviso, Nova Esperança e Santa Cruz. O do bairro Aviso é responsável pelas atividades realizadas na unidade de Povoação e também no Pontal do Ipiranga. Já o do bairro Nova Esperança é responsável pela extensão das atividades desenvolvidas no Projeto Meninos da Terra, Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam) e Irmãs Salesianas.