Saae realiza limpeza e manutenção de Poços de Visita (PV) da rede coletora de esgoto em Linhares

As equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) trabalham diariamente para oferecer aos moradores uma cidade mais segura e bem cuidada. Muita gente desconhece, mas o peso dos veículos, principalmente caminhões e ônibus, eventualmente provoca a quebra de uma tampa dos poços de visita (PVs) das rede de esgotamento sanitário da cidade e também da rede de drenagem pluvial. E para realizar a manutenção e a limpeza destes PVs é que o Saae entra em ação. Somente nesta semana as equipes da autarquia atuaram nos bairros Centro, Aviso, Santa Cruz e Lagoa do Meio (Linha Verde).

Para vistoriar estes equipamentos a cidade é dividida em regiões administrativas e técnicos são direcionados aos bairros para realizar as vistorias. Mas como são centenas destes equipamentos a população pode ajudar. A comunicação imediata de um poço sem tampa, por exemplo, contribui para manter a segurança e integridade física de todos. O aviso pode partir de uma ligação para os telefones 2103 1311 ou 0800 726 9755. A sinalização do local com problema é uma questão de minutos. A substituição é feita em, no máximo, 24 horas.

Mas o diretor de operações do Saae, Zércio Largura, destaca que nem sempre um poço de visita aberto é da rede de esgoto. "Vale lembrar que tampas idênticas estão instaladas nas redes de fibra ótica, telefonia, drenagem pluvial. A identificação da rede é realizada pelos técnicos do Saae que vão ao local fazer a vistoria e sinalizar o ponto de risco", explica. Na maioria das vezes, as tampas dos poços de visita das redes de esgoto são trocadas quando são danificadas por conta do tráfego intenso.

Diferenças

Esgoto vazando na rua? A quem recorrer para solucionar o problema? Antes de acionar um órgão para o conserto, o importante é compreender a diferença entre rede de esgoto e rede de drenagem pluvial. Além de terem funções distintas, a responsabilidade nem sempre é da Autarquia, por exemplo a Rede de Drenagem Pluvial é de responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

As redes de esgotamento recolhem o esgoto dos imóveis e destina para as estações de tratamento, que devolvem a água limpa para a natureza, e são da responsabilidade do Saae. Já a rede de drenagem pluvial é um equipamento público instalado pela Prefeitura para o escoamento das águas de chuva que, depois de captadas por galerias, são lançadas no mar ou rios.

Zércio explica como identificar o responsável pela manutenção da rede. "A rede de esgotamento pode ser reconhecida pelos poços de visita (PVs) que, geralmente, ficam situados no centro da via, com a inscrição "SAAE – ESGOTO". As conhecidas bocas de lobo, por exemplo, pertencem à rede de drenagem pluvial", orienta.

O morador pode solicitar o serviço diretamente ao Saae pelos telefones 2103 1311 ou 0800 726 9755. O atendimento entrará na programação da equipe. Posteriormente, é realizada a visita técnica para avaliar o problema e apurar quais as medidas cabíveis. Antes da intervenção, é necessário sinalizar a área. Em alguns casos, acontece a abertura de vala com interdição parcial do tráfego para a manutenção. O trabalho é finalizado com a recomposição da camada de areia, compactação e o recapeamento da via. "Levamos em conta as peculiaridades de cada local, como por exemplo, a proximidade do comércio e o fluxo intenso, para definição da urgência no atendimento", esclarece o diretor de operações.


Dicas
As redes de esgoto recebem apenas o esgoto sanitário. Essas redes não suportam a vazão, o lixo, a areia, as pedras e a sujeira das ruas contidas na água das chuvas, por isso são separadas das redes de drenagem pluvial. As ligações de esgoto realizadas clandestinamente na rede de drenagem pluvial provocam danos ao meio ambiente, poluindo rios e o mar, enquanto a rede de esgotos recebe tratamento adequado para posterior destinação em corpos d?água.

Para evitar a obstrução da rede de esgoto alguns cuidados são necessários: não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto (resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, etc); limpar periodicamente a caixa de gordura; não fazer ligação na rede de esgoto para escoar água de chuvas; não descartar óleo de cozinha nem borra de café na pia, pois esses materiais entopem a rede e poluem o meio ambiente. A água da chuva, proveniente de telhados, calhas e ralos, devem ser direcionados para a rede de drenagem pluvial e não para a rede de esgoto.

No caso da rede pluvial, os moradores devem evitar o acúmulo irregular de lixo nas calçadas e vias públicas, pois com a chuva, o material irá obstruir a passagem da água ocasionando alagamentos.