Prefeitura substitui postes danificados por acidentes de trânsito em Linhares

Eles parecem fortes, com estrutura reforçada, mas, diante de uma colisão, são facilmente atingidos, e precisam ser trocados, ou consertados. De acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, cada reposição e conserto de um poste de energia elétrica custa entre R$ 1633,02 e R$ 2286,23, dependendo dos danos à rede elétrica. Do ano passado até hoje já foram substituídos 8 deles por este motivo.

Os postes e a iluminação das principais avenidas do bairro Três Barras, como a Genésio Durão, são um exemplo bem atual desse tipo de violência. Os postes e as lâmpadas que iluminam a área são alvos frequentes da consequencia de acidentes de trânsito e também de vândalos. Na tarde desta quinta-feira (22), as equipes da secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realizaram a substituição do material depredado naquele trecho. 

"Esse tipo de ocorrência afeta diretamente o bolso do contribuinte, já que os equipamentos que são danificados precisam ser substituídos por outros novos e essa troca, normalmente, é cara", reforça Hezequias Sales, Chefe da Divisão do Sistema de Iluminação Pública. Somente no ano passado esses mesmos postes receberam manutenção seis vezes.

Conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) as estruturas são colocadas em locais que não oferecem riscos de acidentes, mas por algum motivo viram alvos de condutores. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos orienta que em caso de colisão de veículos em postes da rede de energia, a população não deve se aproximar e muito menos tocar em cabos rompidos, caídos ou em partes metálicas para evitar choques. 

Em casos de acidente, quem estiver no carro não deve tentar sair e o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193 e a concessionária pelo 0800 721 0707 . "Apenas profissionais podem diagnosticar o problema para fazer os reparos com segurança", alerta Hezequias.