Profissionais de Saúde de Linhares participam de nova oficina de planificação da Rede Cuidar

Desde a última segunda-feira (19), até a próxima sexta (23), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Linhares participam de mais uma etapa das oficinas de Planificação da Rede Cuidar. Os encontros acontecem no auditório da Faculdade Pitágoras, coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O objetivo principal dos encontros, que tiveram início no ano passado, é o de analisar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção, capacitando os trabalhadores na identificação das crises contemporâneas, na diferenciação das formas de estruturação, no conhecimento e compreensão dos fundamentos, estruturas e processo de modelagem deste sistema.

A planificação da atenção à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão a partir da implantação da unidade da Rede Cuidar que está em construção no bairro Três Barras, em Linhares. Este foi o terceiro encontro, os outros dois aconteceram em dezembro do ano passado e em fevereiro deste ano, onde foram realizados trabalhos em grupo, plenárias, exposições dialogadas, dinâmicas com orientações e avaliações sobre os temas abordados.

Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, a planificação é a metodologia que dará sustentação para o novo modelo de atendimento em saúde que está sendo construído. "As capacitações são as metodologias que vão dar vida a tudo o que está sendo proposto dentro da Rede Cuidar. A Planificação é o movimento onde está sendo feito, o repensar, o revisitar dos processos de trabalho dentro das unidades de saúde nos municípios. Uma proposta que é trabalhada pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras", disse.

Além dos profissionais de Linhares, participam também, do processo de capacitação os trabalhadores da saúde que fazem parte da Região Central (Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério).

Rede Cuidar
A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. As unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.