Patrulha Rural vai garantir proteção às propriedades rurais durante a colheita do café

O prefeito de Linhares Guerino Zanon, o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento e os secretários municipais de Agricultura Franco Fiorot, de Meio Ambiente Lucas Scaramussa e de Segurança Pública Coronel Jones Mattos lançaram na manhã desta terça-feira (20), o Programa Patrulha Rural Comunitária, criado para atender os moradores das comunidades rurais durante o período da colheita de café conilon. O veículo foi identificado e será usado exclusivamente para o trabalho de fortalecimento da segurança no campo. Os guardas civis municipais que atuarão no programa receberam treinamento específico para atendimentos em áreas rurais por meio de uma rota específica traçada pela secretaria de Agricultura em diálogo com as comunidades. O secretário estadual de Agricultura Octaciano Neto também participou da solenidade.

Ele ressaltou que a população terá um papel fundamental para o sucesso do Programa. "Fica aqui o meu apelo para que a população contribua com informações para os guardas civis da Patrulha Rural, pois estaremos promovendo operações especiais de investigação, paralelamente, com o intuito de desarticular definitivamente as quadrilhas que atuam nas áreas rurais", destacou. Segundo o prefeito, o serviço será realizado em parceria com as polícias Civil e Militar que também estarão contribuindo com as operações para garantir a eficácia do trabalho, do policiamento extensivo, da prevenção, da repressão e da redução da incidência de furtos e roubos. A Patrulha Rural também atuará na proteção do escoamento da produção agrícola de outras culturas.

O representante das comunidades rurais da região de Baixo Quartel, Douglas Peruchi, elogiou as políticas públicas que vêm sendo implantadas por Guerino em defesa da população das zonas rurais. "A partir de hoje os agricultores e donos de propriedades rurais passam a viver um novo tempo: a era da segurança e da tranquilidade. O prefeito Guerino e o secretário Franco Fiorot sempre demonstraram preocupação com os agricultores e a sua gestão será marcada pela fixação do homem do campo à sua terra. Isso só está sendo possível graças a programas como a Patrulha Rural  e o Plano Agro", disse Douglas.

O secretário da Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, informou que cada a patrulha rural além de contribuir com a segurança do homem do campo durante a colheita da safra 2018 vai aproximar os proprietários rurais das forças policiais que atuam no Município. "Mais uma vez, reforçamos a necessidade da contribuição dos moradores para auxiliar a polícia a identificar um possível criminoso antes que ele cometa o delito. Nossa Guarda Municipal foi referência estadual durante a crise da segurança em 2017, e continuaremos trabalhando desta forma para enfrentar a criminalidade", salientou o Coronel.

O secretário da Agricultura Franco Fiorot destacou a parceria estabelecida entre a pasta, o setor produtivo e a secretaria de Segurança Pública. "Um trabalho profícuo, de intensa troca de informações, baseado na cooperação mútua. Os produtores, com certeza, saberão reconhecer os esforços do governo municipal e ampliarão ainda mais a sua contribuição para com as atividades da Patrulha Rural além do objetivo de estreitar o vínculo de confiança entre os produtores rurais e a Guarda Civil Municipal, facilitando a localização das propriedades e maior segurança no atendimento às comunidades que vivem e trabalham no campo", finalizou.