Prefeitura de Linhares lança Programa de Qualidade do Café Conilon nesta terça (20)

As vésperas de mais uma colheita do café conilon, a Prefeitura de Linhares lança o Programa de Qualidade do Café Conilon, iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, dialogada com produtores da região, que conta com o apoio de diversos parceiros, referência no produto, faz parte do Plano Agro e visa orientar sobre o manejo na lavoura e pós colheita, dentre outras informações de aprimoramento da safra para agregar qualidade e consequentemente maior visibilidade comercial, aproximando o mercado de cafés de qualidade aos produtores locais. O lançamento oficial acontecerá nesta terça-feira (20), às 08h30min, no hotel Days Inn, localizado no Centro de Linhares.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, a iniciativa fortalece o setor e consequentemente a economia da região. "Cada fase desse projeto foi pensada de forma a incentivar e agregar conhecimentos aos produtores rurais, que são a base da economia da nossa região e do nosso Estado. É papel da gestão pública contribuir e oferecer ferramentas e informação do que há de moderno e inovador no setor. Esta é proposta do Programa de Qualidade do Café Conilon, que antes de ser implantado foi pontualmente discutido com os principais envolvidos, os nossos produtores", afirma o prefeito de Linhares.

O Programa de Qualidade do Café Conilon foi dialogado nas principais localidades produtoras do Município, como: São Rafael, Japira, Bagueira, Chapadão das Palminhas, Humaitá, Farias, Guaxe, Rio Quartel, Baixo Quartel, Quartel de Cima e Desengano, entre outras. Sua metodologia envolverá uma padronização que vai do cultivo até a venda do conilon. A secretaria de Agricultura está realizando a seleção de produtores interessados em fazer parte de um conjunto de ações a serem tomadas que visem o aumento da qualidade do café produzido nas propriedades e identificação de possíveis cafés especiais. A equipe, em conjunto com técnicos de empresas parceiras, já percorreu seis comunidades rurais apresentando a ação e continua com a agenda de encontros pelo interior.

"Temos, até o momento, 32 produtores cadastrados nesta ação e Iremos percorrer ainda outras cinco comunidades realizando adesão. A meta é chegar em 50 produtores atendidos neste ano. Os cafeicultores que demonstraram interesse na implantação dos protocolos de qualidade constantes no programa, nas suas propriedades, receberão orientações de técnicos parceiros do programa e poderão participar de um concurso municipal de qualidade de café que possibilitará o contato com compradores da região que podem valorizar a compra dos produtos identificados com qualidade superior. Eles estão muito otimistas com o projeto e a proposta visa ainda identificar possíveis cafés especiais", explicou Franco Fiorot.

Patrulha Rural
Nesta terça-feira (20) será lançada também, a rota especial da Patrulha Rural, elaborada e discutida com os produtores e com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa social. Será disponibilizado um veículo e seis agentes que atuarão de forma continuada durante todo período de colheita da safra 2018, do café conilon.

Entrega de equipamentos
Ainda neste lançamento o município receberá do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), uma retroescavadeira, equipamento que será utilizado em outro projeto do Plano Agro, que é o Programa de Conservação de Água e Solo, da Prefeitura de Linhares.

Parceiros
O Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon conta com a parceria da Nestlé, do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras OCB/ES,  Secretaria de Estado da Agricultura – Seag, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Sindicato rural de Linhares, Senar/ES, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – Cooabriel, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana – Coopeavi, GTEC, Robusta Coffee, Giucafé e Bryser Café, Centro Tecnológico do Café – Cetcaf, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Grancafe, Volcafe, BlendCoffee, Sicoob, dentre outros parceiros.

O conilon em Linhares
O Município é o 4º maior produtor de café conilon do Brasil, ficando atrás de Jaguaré, Vila Valério e Sooretama, no ranking onde o Espírito Santo se destaca com 75% da produção nacional. O produto representa 27% do PIB Agropecuário sendo principal do segmento que vem crescendo significativamente. Atualmente o setor agrícola em Linhares representa 7,71 % do PIB municipal.

Serviço
Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon – Linhares Coffee
Local: auditório do hotel Days Inn ? Centro – Linhares
Horário: 08h30min