Indústria adere a programa da Prefeitura e construirá caixas secas em área particular de Linhares

A Secretaria Municipal de Agricultura tem atuado no fortalecimento da cadeia produtiva de Linhares, executando as diretrizes traçadas pelo Plano Municipal Agropecuário – Plano Agro, que tem como uma das suas principais ações o Programa de Conservação de Água e Solo, que visa, dentre outras atividades, a construção de caixas secas pelo interior do município. A iniciativa teve início na região de Córrego Polidoro, distrito do Farias e já construiu aproximadamente 350 caixas secas, que tem capacidade de armazenamento de 12 metros cúbicos de litros de água cada uma e que está contribuindo para aumentar a oferta hídrica, minimizando os efeitos negativos de conflitos originados por crise hídrica, garantindo assim os índices socioeconômicos.

Na última semana, o programa ganhou reforço em suas atividades com a parceria da indústria Lasa Destilaria, que trabalha no processamento da cana de açúcar na região. A empresa vai assumir a construção de caixas secas por na região que contempla sua área de atuação, de forma particular, contribuindo assim com a iniciativa. "A parceria da Lasa é um grande avanço para ampliação deste projeto na região do Farias. A indústria tem áreas de plantio naquele local e assumir a construção das caixas secas nessas áreas é um grande passo para a ampliação do Programa de Conservação de Água e Solo", afirmou o secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot.

A construção de caixas secas ocorre nas estradas vicinais e em algumas propriedades, onde estão afluentes dos principais rios que abastecem o interior do município e que nos últimos anos apresentou drástica redução hídrica. Inicialmente a construção está concentrada na região do Faria e de São Rafael.  Franco Fiorot, salienta que o projeto é de grande importância para o melhoramento da vazão dos rios mais perenes, a elevação do nível de lençol freático e a retenção de assoreamento dos rios. "Temos um programa bem idealizado que começa a ser executado agora com ações organizadas para que tenhamos a preservação e conservação dos recursos naturais indispensáveis para produzir alimentos", destaca