Profissionais de Saúde de Linhares participam de oficinas de planificação da Rede Cuidar

Profissionais de saúde da Prefeitura de Linhares iniciaram nesta terça-feira (20) as oificinas do processo de planificação da atenção à saúde na Região Central de Saúde. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), se estendem até amanhã, quarta-feira (21) e terão continuidade nos próximos dias 27 e 28. O secretário municipal de Saúde Valdir Massucatti abriu oficialmente o evento.

A planificação da atenção à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão a partir da implantação da unidade da Rede Cuidar localizada no bairro Três Barras, em Linhares. O secretário de Saúde, Valdir Massucatti, explicou que a implantação da Rede Cuidar envolve a reorganização da atenção primária, da atenção ambulatorial especializada e a atenção hospitalar. Ele destacou que o processo de planificação das equipes segue até o mês de agosto deste ano, e é fundamental para o sucesso do programa.

De acordo com o secretário, é a planificação que dará a sustentação para que esse novo modelo de atendimento funcione plenamente. "Essa capacitação que é o que vai dar vida a tudo o que está sendo proposto dentro da unidade, e proporcionar essa mudança de fluxo, essa mudança de fazer. Planificação é o movimento que está sendo feito, o repensar, o revisitar os processos de trabalho dentro das unidades de saúde nos municípios. Uma proposta que é trabalhada pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras", disse.

"Esse novo modelo de atendimento visa dar qualidade no atendimento na atenção primária, que é a porta de entrada do SUS. Por isso estamos fazendo uma mobilização intensa na capacitação para a atenção primária. Vamos treinar nossas equipes com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade e resolutivo aos pacientes que buscam atendimentos nas nossas unidades de saúde e também aos pacientes que serão atendidos na Rede Cuidar", destacou o assessor de gestão especial da secretaria de Saúde, José Ângelo Pandolfi.

Rede Cuidar
A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. As unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.