Rio Doce ultrapassa cota de inundação e Defesa Civil Municipal monitora áreas de risco

As chuvas no Espírito e em Minas Gerais mudaram o cenário do Rio Doce. O nível do rio em Linhares chegou a 3,80 metros ultrapassando a cota de inundação que é de 3,45 metros, de acordo com o último boletim da Defesa Civil Municipal. A tendência é que o nível suba ainda mais, podendo oscilar em torno dos 4 metros nas próximas horas.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Defesa Civil Municipal, monitora as áreas de risco, principalmente na região do bairro Olaria, e até o momento não há registro de famílias desalojadas. Em caso de emergência, o cidadão poderá ligar para os telefones 99983 5661 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal) ou ainda para o 193 (Corpo de Bombeiros). Os militares também acompanham a evolução da cheia.  

A secretaria municipal de Assistência Social já está com as equipes de recepção e abordagem das famílias em situação de risco de prontidão. Caso haja o registro de desalojados, as famílias serão encaminhadas para o ginásio poliesportivo do bairro Araçá onde receberão o auxílio de assistentes sociais, psicólogos e recreadores, além de alimentação.

"A previsão é que o rio continue subindo e a água pode entrar em alguns quintais, mas nada de alarmante. Vamos manter a população sempre informada pelos meios de comunicação", afirmou o Chefe da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos.