Segunda-feira (5) é dia de volta às aulas na rede municipal de ensino

As 109 escolas da rede municipal de ensino de Linhares já se preparam para receber os cerca de 25 mil estudantes para o início do ano letivo nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) na próxima segunda-feira (5). Durante o período de férias, as unidades de ensino passaram por serviços de limpeza geral e algumas também por obras de manutenção que garantirão melhorias na estrutura e no funcionamento das escolas. Os trabalhos estão sendo concluídos nesta sexta-feira (2).

Nesta semana, as equipes de todas as unidades retomaram suas atividades para garantir a organização dos espaços de aprendizagem, além de se prepararem para o momento especial que é o retorno dos alunos às escolas. Entre as ações e atividades sugeridas pela Secretaria Municipal de Educação para o início do ano letivo, estão a organização da entrada da escola, recepção festiva, acolhimento das famílias, passeio pela unidade, rodas de conversa e leitura, contação de histórias, intercâmbio entre as turmas e nas primeiras semanas de aula, agendamento de reunião com os pais para apresentação da proposta de trabalho da escola.

"Desejamos que tenhamos um ano de muito aprendizado e muita descoberta na escola. Escola é um ambiente em que as crianças precisam querer estar e exercer seu direito de se desenvolver.  E os professores também. Queremos pedir aos familiares dos nossos alunos que eles continuem participando durante o ano inteiro da vida escolar de seus filhos para que juntos consigamos transformar positivamente nossa sociedade", disse a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

Ela ressaltou a importância das famílias no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. "Os familiares têm que ser a primeira referência da vida dos meninos. Assim, as crianças conseguirão compreender e respeitar o professor na sala de aula e na escola. É a força da família e o caminho da escola que levam a várias oportunidades para construir na vida", destacou.