Vigilância em Saúde intensifica ação de combate ao Aedes no bairro Lagoa do Meio

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares trabalha constantemente na prevenção e combate do Aedes aegipty no Município e nesta semana, através do Monitoramento Integrado – MI-Aedes, mais conhecido como armadilha, identificou a presença do vírus tipo 1 da dengue no bairro Lagoa do Meio. Ao todo são 281 armadilhas espalhadas em todos os bairros de Linhares e no distrito de Bebedouro, de onde é possível detectar a presença de mosquitos com vírus e consequentemente intensificar as ações de combate.

A situação, de acordo com responsável técnico de combate a endemias Geremilson Gomes, é considerada de alerta e as ações de prevenção e combate serão intensificadas na região. "A vistoria é feita semanalmente em todas as armadilhas instaladas na cidade e com a detecção deste mosquito com o vírus tipo 1, nós vamos intensificar o trabalho de orientação casa a casa e aplicação de inseticida para impedir que o vírus seja espalhado", explicou.

Geremilson afirma que ‘não há surto’ de dengue em Linhares e reforça a eficácia do combate ao mosquito, através de ações preventivas da população. "A população deve estar alerta! O trabalho dos agentes é constante, mas a população precisa ter ciência do seu papel neste combate ao Aedes. A eliminação dos possíveis criadouros do mosquito é fundamental, simples e deve ser feita diariamente por cada cidadão", finalizou.

A Prefeitura de Linhares elaborou um checklist de verificação para a população ajudar a combater o mosquito. Ele pode servir de apoio nas atividades que contribuem para a eliminação dos criadouros. Confira:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.