Secretaria de Obras fiscaliza terrenos baldios e notifica donos para realizar limpeza

Muitos proprietários de terrenos em Linhares desrespeitam o Código de Posturas e deixam acumular lixo e entulhos nesses locais, colocando em risco a saúde e a segurança dos moradores. Diante desse quadro, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realiza ações e fiscalizações diariamente nos terrenos baldios e sujos.

De janeiro de 2017 a janeiro deste ano, a equipe de fiscalização realizou 350 notificações nesses espaços. O objetivo é mantê-los limpos, evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya – Aedes Aegypti e também eliminar a urina dos ratos, que pode provocar leptospirose. Os bairros que lideram o número de autuações e notificações são:

1º Três Barras: 154 notificações;
2º Planalto: 70 notificações;
3º Movelar: 53 notificações;
4º Palmital: 43 notificações.
5º Interlagos: 30 notificações;

De acordo com o Código de Posturas, os proprietários de terrenos baldios são responsáveis pela conservação dos locais, mantendo-os sempre limpos e capinados. Isso vale também para quintais e pátios. A população pode denunciar os casos por meio do telefone (27) 3372-2120 ou através do e-mail: semob@linhares.es.gov.br 

Notificação

Se os fiscais flagram um terreno sujo, eles notificam os proprietários para que façam a limpeza do terreno em até 05 dias. Após esse prazo, outras penalidades previstas no Código de Posturas podem ser adotadas. O proprietário também recebe orientações sobre os problemas que os terrenos baldios causam para a saúde e a qualidade de vida da população.

"Os munícipes precisam se conscientizar sobre a limpeza não só dos terrenos, mas também das ruas, jogando lixo no local certo e colocando lixo domiciliar uma hora antes do caminhão passar no local. O grande problema de depositar entulhos em terrenos é a questão da saúde e também de segurança pública. Muitos aproveitam locais abandonados para esconder materiais ilícitos, armas de fogo ou até mesmo servem de moradia para algumas pessoas", esclareceu o Diretor de Fiscalização da Prefeitura de Linhares, Laurindo Charles.