Guarda-vidas da Prefeitura oferecem mais segurança a banhistas nas praias de Linhares

Sol forte é sinônimo de praias lotadas e muita gente à procura do mar para se refrescar no verão. Por isso, todo cuidado é pouco com os banhistas. Em virtude do grande movimento nas praias do Município, a Prefeitura de Linhares reforçou sua equipe de guarda-vidas. Atualmente, a equipe é formada por 48 guarda-vidas, que ficam de prontidão nas praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, e na Lagoa Juparanã. Eles trabalham em sistema de rodízio, das 8 às 17 horas. 

Todos os guarda-vidas fizeram curso de formação de salvamento aquático ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros. Além de treiná-los, a corporação também é responsável pela supervisão do serviço desenvolvido por eles nas praias da cidade. As praias de Linhares possuem muita correnteza e tem ondas fortes, por isto o alerta é para as pessoas que não sabem nadar ou têm pouca intimidade com o mar. Para evitar possíveis afogamentos, é necessário tomar alguns cuidados básicos. A equipe de Salvamar de Linhares, que contempla os guarda-vidas, dá algumas orientações aos banhistas, aos pais e àqueles que não têm familiaridade com o mar.

Perigos no mar

De acordo com o coordenador do Salvamar em Linhares, Cabo Pesente, do dia 28 de dezembro até hoje já foram registrados 13 salvamentos a banhistas: Pontal do Ipiranga (8), Povoação (2), Regência (2) e Lagoa Juparanã (1). O caso mais grave foi registrado no Pontal quando uma mulher de 40 anos precisou ser retirada da água e encaminhada a unidade de saúde do balneário. As falhas cometidas pelos banhistas podem ser utilizadas como exemplo para evitar situações perigosas.

"As principais praias de Linhares são de mar aberto e sofrem muita influência das marés e correntezas. Essa variação torna a praia com muitas depressões, enganando os banhistas que se encorajam a adentrar e acabam caindo dentro de uma delas. Se a pessoa não souber nadar, a água na altura da cintura é um bom limite. Quando a água já está na altura do peito, significa que, em poucos passos, o banhista pode perder o contato com o solo e se desesperar", explicou.

Aos nadadores, Pesente aconselha que eles procurem a equipe de Salvamar mais próxima e peçam orientações sobre as condições do mar e a distância do trajeto. "Sempre orientamos aos nadadores que não entrem no mar sozinhos. Saber a metragem do percurso também é importante, pois, às vezes, a pessoa não consegue ter a noção de distância e acha que consegue atravessar, mas não tem preparo suficiente", disse.


Orientações

Para evitar transtornos nas praias, veja as orientações da equipe Salvamar de Linhares e ajude a evitar possíveis afogamentos na cidade:

– Evitar nadar sozinho;

– Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água. A ingestão de bebidas alcoólicas leva à perda da noção de perigo e desrespeito às normas de segurança. É a principal causa de afogamento de adultos.

– Não imergir em água após lanches e refeições;

– Não se afastar da margem; 

– Não saltar de locais elevados para dentro da água;

– Não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, boias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas;

– Não deixar crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável;

– Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele; 

– Olhar a sinalização do local, pois a mesma indicará se ele é próprio para banho ou não; 

– Evitar brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos "caldos"; 

– Tomar cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias, o que levaria a quedas e cortes; 

– Somente conduza embarcações se for habilitado e permaneça longe dos banhistas;
 
– Instrua a criança do perigo existente ao entrar em águas mais profundas ou ficar só; 

– Em caso de problemas, acionar imediatamente a equipe de guarda-vidas, para que o mesmo oriente e auxilie a vítima.