Agricultura realiza nova capacitação para feirantes de Linhares

Na última terça-feira (19) a Secretaria Municipal de Agricultura, através do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal – SIM, realizou capacitação dos feirantes de Linhares. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Linhares, reuniu trabalhadores que comercializam ou produzem alimentos de origem animal e informou sobre a obrigatoriedade de registro para estas atividades. "O SIM é requisito obrigatório para a fabricação e comercialização dos produtos de origem animal no município, conforme a Lei nº 3.426/2014 e decreto 475/2016. Nossa missão nesse encontro foi esclarecer dúvidas e orientar sobre a adequação na produção e comercialização dos produtos", destacou Lorraine Rossi Signorelli coordenadora do SIM.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot, a adequação aos registros é necessária para garantir produtos com qualidade sanitária e nutricional, o que beneficia a comercialização, agrega valor e possibilita ampliação do negócio para outros nichos de mercado, como a agroindústria, por exemplo. Franco lembra que este trabalho informativo faz parte do projeto de modernização das feiras de Linhares. "Estamos trabalhando para transformar as feiras do município numa grande referência comercial, incrementando a geração de empregos e renda, além é claro de garantir qualidade aos produtos que chegam aos consumidores finais", finalizou.

Donos de açougues, supermercados e queijarias
As orientações do Serviço de Inspeção Municipal de Linhares – SIM são estendidas a donos de açougues, supermercados e queijarias do Município e já aconteceram neste ano. Na ocasião, proprietários de estabelecimentos processadores de produtos como queijo, linguiça, carne salgada, temperada, recheada, dentre outros, foram orientados sobre a regularização dos locais de produção, recadastramento e registro de inspeção para o pleno funcionamento das atividades.