Prefeito Guerino Zanon participa de confraternização de fim de ano do projeto Meninos da Terra

O prefeito de Linhares Guerino Zanon participou nesta quarta-feira (20), da confraternização das crianças que fazem parte do projeto Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança. Os meninos preparam apresentações de dança, música e divertiram-se muito, fechando simbolicamente mais um ano. "As crianças deram um show nas apresentações, estimulando e revigorando nossas energias para mais um ano de muito trabalho e simbolicamente encerrando este ano de 2017, que foi um ano, para muitos, de grandes batalhas, mas aos poucos estamos vencendo e trazendo a nossa Linhares de volta", declarou o prefeito Guerino.

O projeto Meninos da Terra há 14 anos promove atividades de apoio educacional e social, atendendo crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, da Região 5 de Linhares, que abrange os bairros São José, Boa Vista, Linhares V, Movelar, Planalto e Nova Esperança, no contraturno escolar, em atividades nas áreas de informática, esporte, lazer, artes e meio ambiente, além do reforço escolar. "Nossa equipe envolve as crianças em atividades que contribuem com o aspecto educacional, voltadas para o social. Nós temos um viveiro onde elas aprendem a lidar com a terra, cultivando mudas de árvores que são distribuídas para a recuperação de nascentes, por exemplo. Este contato é fundamental para formar cidadãos mais conscientes", destaca Samuel Mathias do Amaral, coordenador do projeto.

Apoio da Faceli
Neste ano, a Faculdade de Ensino Superior de Linhares – Faceli, uniu-se ao projeto numa iniciativa que prevê reforço escolar diferenciado aos alunos. Professores do curso de Direito, ofertaram às crianças e adolescentes oficinas sobre temas como violência, cidadania e ética. Os acadêmicos do curso de Pedagogia trabalharam o incentivo à educação como leitura, raciocínio lógico e complementação dos estudos. Durante a confraternização a instituição arrecadou brindes e brinquedos e distribuiu aos alunos.

Repasse
Em novembro deste ano, o prefeito Guerino Zanon formalizou o repasse de R$ 170 mil para as Organizações Sociais Civis que cuidam das crianças e adolescentes em Linhares. O projeto Meninos da Terra foi um dos contemplados. Os selecionados passaram por avaliação da comissão de seleção do chamamento público do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através de Resolução nº 27/2017. Cáritas Diocesana de Colatina, Inspetoria Nossa Senhora da Penha, Centro Linharense de Amigos do Menor e Associação Campeões de Vida, conforme legislação vigente, foram as contempladas pelo repasse do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (FMDCA).