Prefeitura e Serlihges promovem caminhada cultural para conhecer produção do melhor cacau do Brasil

Neste ano, Linhares celebra os 100 anos da introdução das atividades cacaueiras no município. O fruto que também denomina a cidade, conhecida como a Terra do Cacau, tem um importante significado histórico, cultural e econômico para os linharenses. Com o objetivo de difundir essa história da cidade, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e a Seccional Regional de Linhares do Instituto Historio e Geográfico do Espírito Santo – SERLIHGES, realizam no próximo domingo (17), uma caminhada cultural.
O circuito de 19 km terá como ponto de chegada a fazenda São Luiz, de propriedade de Emir de Macedo Gomes Filho, premido internacionalmente pelo Cacau de Excelência, classificado entre os 18 melhores do mundo, pelo Salão do Chocolate de Paris. Na localidade os participantes poderão conhecer todo o processo de manejo do fruto, desde o plantio até o beneficiamento da amêndoa. Durante a visita, membros da Serlihges explicarão sobre a história do cacau, com informações e curiosidades sobre os 100 anos de sua introdução em Linhares.
A Caminhada em Comemoração ao Centenário do cacau sairá da Parada da Terra, localizada na estrada do Pontal do Ipiranga, às 7h passando pela localidade de Brejo Grande e para se inscrever é necessário enviar e-mail (serlihges.patrimoniohistorico@gmail.com) ou telefonar para o 3372-2162 solicitando inscrição no evento. De acordo com os organizadores, uma equipe de participantes de Vitória, capital do Estado, já está confirmada com cerca de 30 pessoas. As inscrições são gratuitas e não há limite de participantes.