Prefeitura realiza nova capacitação para de feirantes de Linhares

A Prefeitura de Linhares, através das secretarias municipais de Agricultura e Saúde realizou na manhã desta terça-feira (5), nova capacitação de feirantes cadastrados e que atuam na tradicional feira do BNH. Desta vez eles receberam orientações sobre as condições de higiene e manipulação de alimentos, ministradas pelas nutricionistas da Vigilância Sanitária, Adriana Scandian e Lorena Teixeira. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Linhares e a ação faz parte do Programa de Modernização das Feiras Livres.

Cerca de 50 feirantes participaram das palestras que aconteceram em dois momentos específicos. "Num primeiro momento ministramos as informações mais voltadas para os feirantes que apenas vendem algum tipo de produto; em seguida para os que produzem e depois vendem na feira", explicou Gabriela Santana Marchiori Roza, diretora da Vigilância Sanitária, que informou sobre a adesão positiva dos feirantes ao treinamento. "De um modo geral, percebemos que a capacitação foi bem positiva e os próprios feirantes colocaram que estão percebendo o andamento do projeto de regulamentação das feiras, que estão sendo assistidos e que também, estão aprendendo mais e melhorando as condições dos seus produtos para seus clientes", concluiu.

O Programa de Modernização das Feiras Livres de Linhares, no mês de novembro iniciou o cronograma de capacitação, com palestra sobre atendimento ao cliente, em parceria com o Sebrae e no próximo dia 12 de dezembro, está agendado novo treinamento sobre Atendimento ao Cliente, também em parceria com a instituição.

Cadastro e regulamentação de ambulantes
Nos últimos meses a Prefeitura de Linhares tem realizado ações de adequação dos ambulantes que atuavam pelas ruas e avenidas do Município à legislação, visando organizar esse tipo de atividade, coibindo a venda de produtos ilícitos e organizando o meio urbano, preservando sua identidade e buscando garantir as condições mínimas de segurança, conforto, higiene e organização no uso dos bens e no exercício de atividades

Com a atuação da equipe de fiscalização da Prefeitura e funcionários das secretarias de Saúde, Agricultura e Segurança Pública, comerciantes que atuavam na ilegalidade pelas ruas de Linhares foram notificados e os fiscais informaram sobre as medidas de regularização como Microempreendedor Individual (MEI). Este trabalho já resultou em 95 ambulantes cadastrados junto Município. Esses trabalhadores atuam em diversos segmentos como: água de coco, comidas e hortifrutigranjeiros, dentre outros e também serão capacitados dentro do Programa de Modernização das Feiras Livre de Linhares.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3371-2120.