Dezembro será de conscientização nas 33 unidades de saúde sobre a Aids

O mês de dezembro será de combate à Aids nas 33 unidades de saúde de Linhares e no Núcleo de Atenção as Políticas de Saúde (Naps), ampliando o significado do Dia Mundial de Luta contra essa doença, comemorado nesta sexta-feira (1º). A data, instituída pela Assembleia Mundial de Saúde – com critérios e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) – O símbolo é o laço vermelho que significa   a solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS.
  
Em Linhares, atualmente, cerca de 959 pessoas são acompanhadas no controle do HIV positivo no Naps, situado na Avenida Governador Lindemberg 1225, no centro da cidade. O paciente recebe tratamento especializado, pode fazer os testes e ter aconselhamentos. "A Aids não olha cor, gênero ou classe social. A cura completa da doença ainda não existe, apesar dos avanços científicos ao longo de décadas de estudos. No entanto, ela pode ser tratada com medicamentos e controlada, a ponto de permitir que o paciente soropositivo tenha uma vida normal", explica Itamar Teixeira, diretor do Naps que abriga o programa municipal IST/AIDS/HV.

Jovens

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos novos casos da doença estão entre jovens de 15 a 24 anos de idade. Para Itamar Teixeira, esses números mostram que a juventude não está consciente da gravidade da doença. Ele destacou a importância da conscientização. "Precisamos falar sobre HIV, fazer as pessoas compreenderem que elas podem se proteger do vírus. Ainda não existe cura, mas há tratamento e prevenção", destacou.

Serviço

Para receber assistência relacionada a qualquer Infecção Sexualmente Transmissível (lST), o primeiro passo do munícipe deve ser procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. A UBS está apta a oferecer exames e o tratamento devido, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV e das hepatites B e C.

As pessoas com resultado positivo para o HIV são encaminhadas para o Programa Municipal de IST/AIDS/HEP.VIRAIS, e funciona de segunda a sexta, das 6 às 18 horas.